Prorrogada Inscrição Para o Enem 2015

Pode ser prorrogada a inscrição para o Enem 2015. O MEC (Ministério da Educação) não descarta a futura possibilidade devido à alta expectativa no…

Pode ser prorrogada a inscrição para o Enem 2015. O MEC (Ministério da Educação) não descarta a futura possibilidade devido à alta expectativa no número de inscritos para fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que terá as inscrições abertas tradicionalmente este mês. Segundo o órgão federal, pelo menos 6 milhões de pessoas deverão fazer o exame antes do final do ano, conforme o calendário previsto.

Prorrogada Inscrição Para o Enem 2015 (Foto: Divulgação)

 

Prorrogada Inscrição Para o Enem 2015

A base dos números é feita a partir da quantidade de pessoas que participaram da prova em 2014. O exame vem batendo recordes de inscritos desde 2009. Ao todo, 1,6 mil cidades aplicarão novamente a prova em diferentes instituições de ensino. E pela quantidade de envolvidos o governo pode abrir a agenda e estender a data de encerramento para quem deseja participar da prova.

Leia mais informações sobre: FIES 2015 Inscrições e Regras

Quem faz o Enem pode participar de programas federais de incentivo ao ensino superior, como o Sisu (Sistema Unificado de Seleção), o Prouni (Programa Universidade Para Todos) ou o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Além disso, algumas instituições privadas distribuídas pelo país aceitam o resultado do exame como vestibular e até bolsa.

FIES é um dos programas de incentivo ao ensino superior que utiliza as notas do Enem (Foto: Divulgação)

Independentemente da possibilidade de prorrogação, fique atento a abertura das inscrições do Enem 2015 e não deixe para fazer o cadastro nos últimos dias.

Quem pode fazer o enem

A única exigência feita pelo MEC (Ministério da Educação) é que o candidato esteja no último ano do ensino médio ou que já tenho concluído o mesmo. Atendendo este quesito, qualquer pessoa pode participar da prova.

Leia Também:  Sisu 2016 resultado

Como fazer a inscrição

O interessado em participar do exame nacional poderá se inscrever pela internet no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) a partir deste mês e preencher o perfil do candidato com as informações básicas, como RG, CPF e endereço. Após o registro, é só aguardar para receber o cartão de confirmação. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pela central de atendimento do exame através do telefone 0800-616161 ou acessar o site do Inep.

Inscrições serão realizadas somente no site do Inep (Foto: Divulgação)

Taxa de inscrição

Assim como no ano passado, o MEC deve manter a taxa de inscrição no valor de R$ 35 reais. Os estudantes da rede pública de ensino de todo o país e as pessoas com renda familiar de até 1 salário mínimo e meio podem pedir isenção da taxa.

Leia mais informações sobre: Como Cancelar Inscrição do Enem?

 

Estudantes da rede pública de ensino e famílias com renda menor de 1 salário mínimo e meio podem pedir a isenção da taxa (Foto: Divulgação)

Quem pedir a isenção do valor poderá ter ou não o pedido aceito, isso porque o órgão responsável pela prova pode analisar e até solicitar a qualquer momento os documentos que comprovem a situação de carência declarada. Lembrando que se houver falsificação de dados, o estudante pode ser julgado perante a lei.

 

 

 

Top