Pronatec PA: cursos técnicos gratuitos 2012

PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec (Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) no Estado do Pará (PA). O objetivo do projeto é preencher 830 colocações ofertadas para a capital, Belém, e as 1.895 vagas destinadas para o interior do estado, somando um total de 2.725 oportunidades.

Leia mais sobre: Pronatec BA , Cursos gratuitos 2012, Salvador

 

PUBLICIDADE
O Pronatec está com cursos em aberto em todo o Brasil (Foto: Divulgação)

Cidades do Pará que oferecerão cursos gratuitos do Pronatec

As cidades do interior do Pará contempladas com a Bolsa-Formação do Pronatec são: Paragominas, Cametá, Tailândia, Abaetetuba, Monte Alegre, Marituba e Santa Izabel. O período de pré-matrícula só vai terminar quando todas as turmas estiverem completas, com preenchimento total do número de oportunidades. Pela modalidade Bolsa-Formação, são oferecidos cursos técnicos e de capacitação a alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio da rede pública brasileira e a trabalhadores.

Pessoas que fazem parte do CadÚnico podem se inscrever nos cursos do Pronatec (Foto: Divulgação)

Inscrições para os cursos gratuitos do Pronatec no Pará

Para realizar a inscrição, os estudantes matriculados na rede paraense de ensino médio regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem procurar o seu colégio, que realizará a pré-matrícula por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). Cada participante pode se inscrever em dois cursos profissionalizantes grátis e, no momento da confirmação da matrícula, o estudante deve escolher um deles.

Também podem se cadastrar nos cursos gratuitos as pessoas que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou em processo de inclusão social, que sejam atendidos pelo Programa Bolsa Família e pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesses casos, as inscrições são realizadas por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A efetivação da matricula é feita por acesso ao Sistec, através da Secretaria de Assistência Social, pelo Pronatec Brasil Sem Miséria.

O Pronatec também oferece cursos gratuitos para as pessoas que estão dando entrada, pela terceira vez, no Seguro Desemprego, nos últimos dez anos. Enquanto tiverem recebendo o benefício, devem estar obrigatoriamente matriculados em algum curso de qualificação profissional. As inscrições podem ser feitas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de cada município paraense participante desse programa.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.