Pronatec: Cursos gratuitos Pará 2012

PUBLICIDADE

As inscrições no Pronatec (Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) estão abertas para algumas cidades do Pará. Em Belém, a meta é preencher as 830 oportunidades ofertadas, sendo 1.895 no interior do Estado, num total de 2.725 vagas. No interior, a Bolsa-Formação atenderá a população dos municípios de Tailândia, Cametá, Paragominas, Monte Alegre, Santa Izabel, Abaetetuba e Marituba. A pré-matrícula só encerrará quando forem fechadas todas as turmas e preenchido o número total de vagas disponibilizadas pelo Pronatec.

Confira também: Cursos Gratuitos SENAI 2012

 

PUBLICIDADE
Aproveite os cursos gratuitos para conquistar uma boa chance de ingresso no mercado de trabalho (Foto: Divulgação0

Cursos gratuitos do Pronatec no Pará: público-alvo

Os estudantes matriculados na Rede Estadual no Ensino Médio Regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) necessitam procurar a sua escola para realizar a pré-matrícula nos cursos do Pronatec no Pará. As inscrições acontecem por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). O aluno tem direito de se inscrever em dois cursos profissionalizantes e no momento da confirmação deve optar por apenas um.

Saiba mais sobre: Cursos Gratuitos no Senai

As oportunidades também estão abertas para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) ou em processo de inclusão no sistema, que sejam assistidos pelo Programa Bolsa Família e pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os cidadãos beneficiados por esses programas podem se inscrever nesses cursos por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), através do acesso ao Sistec, da Secretaria de Assistência Social, via “Pronatec Brasil Sem Miséria”. Os estudantes que já concluíram o Ensino Médio e estão inclusos no Cadúnico, também deverão efetivar a sua inscrição pelo CRAS.

Os desempregados que estão recebendo seguro-desemprego podem fazer os cursos do Pronatec (Foto: Divulgação)

Pronatec Pará: inscrições para assegurados do seguro-desemprego

Os interessados devem procurar o Sistema Nacional de Emprego (Sine) para realizar a sua inscrição. O programa se estende também aos trabalhadores que estão dando entrada pela terceira vez no Seguro Desemprego, nos últimos dez anos. Enquanto tiverem recebendo o benefício, devem estar obrigatoriamente matriculados em algum curso de qualificação profissional.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.