Pronatec Copa Brasilia 2012- cursos gratuitos

Pronatec Copa Brasilia 2012- cursos gratuitos

Desde a última sexta-feira, 29 de junho, foram abertas as inscrições para 40 mil oportunidades em 32 cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de serviços…

Por Élida Santos em 02/07/2012

Empregos com qualificação profissional. (Foto: Divulgação)

Desde a última sexta-feira, 29 de junho, foram abertas as inscrições para 40 mil oportunidades em 32 cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de serviços e turismo. Esses setores estão precisando a cada dia que passa de mais mão de obra qualificada, e a tendência é que isso continue, já que a Copa do Mundo de Futebol (2014) e as Olimpíadas de 2016 serão sediadas no Brasil.

As capacitações a custo zero, promovidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnológico e Emprego (Pronatec),  estão disponíveis nas 12 cidades que serão sede da Copa e em 117 municípios turísticos, ou próximos a essas cidades-sedes, que também poderão receber delegações e pessoas de outros países que vão acompanhar os jogos. A duração das qualificações é de quatro meses e os selecionados receberão auxílio para alimentação e transporte.

Leia mais sobre: Pós-Graduação Senac 2012, inscrições

Como a Copa das Confederações está prevista para um ano antes da Copa do Mundo de Futebol, em 2013, a prioridade é promover os cursos gratuitos na área de serviços nos municípios que serão sede do evento que acontecerá primeiro, sendo eles: Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Salvador.

A cada semestre serão ofertadas 40 mil novas vagas, até o total de 240 mil pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). A oferta é garantida por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Confira também: Curso de inglês gratuito CIEE 2012

A Copa do Mundo de 2014 vai gerar muitos empregos (Foto: Divulgação)

 

Pronatec: inscrições dos cursos gratuitos Copa Brasília 2012

Os candidatos precisam ter 18 anos (ou mais), além de residir em uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, entorno ou em um dos destinos turísticos selecionados. Após efetuar a inscrição, o interessado será convocado assim que surgir uma oportunidade nos cursos gratuitos.

Os cadastros devem ser realizados no site www.pronateccopa.turismo.gov.br. No site devem ser preenchidos dados pessoais (como nome completo, endereço e CPF). Os candidatos precisam escolher a qualificação que desejam fazer, de acordo com o seu interesse ou com a área de atuação profissional.

Cada participante poderá escolher uma capacitação ou um curso de idioma (que também será oferecido pelo projeto). Se não for profissional da área de serviços ou turismo, só pode escolher um curso dos 29 profissionalizantes gratuitos. Fique atento aos pré-requisitos, que incluem o grau de escolaridade.

Top