As Olimpíadas de 2016 também está contribuindo para a geração de emprego no Brasil (Foto: Divulgação)
Os moradores de Belo Horizonte, Minas Gerais, terão a oportunidade de realizar cursos profissionalizantes gratuitos, graças ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnológico e Emprego (Pronatec), que realizou parcerias com instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
As qualificações grátis têm como intuito a geração de mão de obra competente para suprir o aumento da demanda ocasionada pela Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, nos setores de turismo e serviços. Além da possibilidade de realizar aulas de capacitação, o Pronatec está fornecendo cursos de idiomas para quem já atua nesses segmentos.
Além de Belo Horizonte, outros 11 municípios, que serão sede da Copa do Mundo, e 117 cidades turísticas, que receberão delegações e visitantes vão proporcionar aulas grátis, somando juntas 40 mil vagas. Os participantes dos cursos profissionais, vão receber vale-transporte e alimentação.
Saiba mais sobre: Pós-Graduação Senac 2012, inscrições
O Pronatec oferece cursos gratuitos em todo o Brasil (Foto: Divulgação)
Cursos gratuitos: Copa das Confederações
As cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, irão receber em 2013 a Copa das Confederações e por esse motivo terão preferência nos cursos gratuitos, visando um bom atendimento dos turistas e delegações de outros países. O Pronatec pretende chegar a marca de 240 mil oportunidades em capacitações gratuitas até 2014, somando as vagas em todo o Brasil.
Inscrições para os cursos do Pronatec: Copa do Mundo de Futebol
Na última sexta-feira, 29 de junho, foi declarada a abertura das inscrições para os cursos gratuitos do Pronatec. Para concorrer a uma das oportunidades em cursos gratuitos, promovidos na cidade de Belo Horizonte, ou nos demais municípios participantes do programa, é preciso ter mais de 18 anos de idade e morar na cidade em que as aulas serão ministradas. Após fazer a inscrição, o interessado será convocado assim que surgir uma oportunidade nas capacitações gratuitas.
Confira também: Curso de inglês gratuito CIEE 2012
A inscrição deve ser feita via link: www.pronateccopa.turismo.gov.br. Os candidatos precisam preencher uma ficha, que pede os dados pessoais (como nome completo, endereço e CPF). Os participantes precisam escolher a qualificação que desejam fazer, segundo o seu interesse ou de acordo com área em que atuam (profissionalmente). Cada pessoa poderá escolher uma capacitação ou um curso de idioma (que também faz parte do programa). Se o inscrito não for profissional da área de serviços ou turismo, só pode optar por um curso entre as 29 de capacitação. É necessário se enquadrar nos pré-requisitos para efetivar as inscrições.