Pronatec Aprendiz para microempresas 2015

PUBLICIDADE

O Pronatec Aprendiz para microempresas 2015 pode ser lançado em breve pelo governo federal, surgindo como uma nova versão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, beneficiando adolescentes e jovens.

Pronatec Aprendiz para microempresas 2015 (Foto Ilustrativa)

Anunciado há alguns meses pela presidente Dilma Rousseff, o projeto teve novos detalhes revelados pelo Ministro do Trabalho, Manoel Dias. Segundo ele, essa ampliação do Pronatec permitirá que as micro e pequenas empresas contratem jovens aprendizes com o auxílio do governo.

Lançado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de facilitar o acesso da população de baixa renda, prioritariamente, ao ensino profissionalizante, através da disponibilização de milhares de vagas em cursos gratuitos.

PUBLICIDADE

Jovem Aprendiz NET 2015 em São José do Rio Preto-SP

Pronatec Aprendiz para microempresas 2015

Os participantes terão direito a frequentar cursos técnicos gratuitos (Foto Ilustrativa)

No novo Pronatec Aprendiz, que deve ser lançado no dia 14 de julho, o governo oferecerá auxílio para custear o treinamento de menores aprendizes contratados por microempresas, aumentando assim a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

De acordo com o Ministério da Educação, essa nova versão do Pronatec atenderá jovens com idade a partir de 14 anos, matriculados no ensino regular. Durante a participação no projeto, o aprendiz poderá receber salário pelo expediente de 4 a 6 horas diárias, cumprido fora do horário escolar.

Além de fazer os cursos gratuitos, eles poderão colocar em prática todo o aprendizado, na empresa para a qual foram contratados (Foto Ilustrativa)

O programa contará com a parceria do Sistema S (Senai, Senac, Senat, Senar, etc), que promoverá a qualificação profissional dos jovens aprendizes contratados.

Inscrições Jovem Aprendiz Caixa Econômica 2015

Ou seja, os participantes do programa irão se qualificar através de cursos gratuitos oferecidos pelo Senac, Senai, etc, e poderão colocar o que aprenderam na sala de aula em prática, sendo contratados pelas micro e pequenas empresas parceiras.

PUBLICIDADE

Outros benefícios para os jovens participantes do novo programa

Os jovens aprendizes contratados através do Pronatec terão direito a carteira assinada e salário (Foto Ilustrativa)

Além do curso gratuito, do salário e da possibilidade de praticar o que está estudando, o jovem aprendiz que participar do Pronatec para aprendiz terá vínculo empregatício com a microempresa, com anotação na Carteira de Trabalho e recolhimento de 2% do FGTS, segundo o MEC.

Sabesp Jovem Aprendiz 2015

E ao final do programa de aprendizagem, que pode durar até dois anos, o participante receberá certificação técnica, com possibilidade de ser efetivado (caso haja interesse da empresa).

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.