Pronatec Aprendiz para microempresas 2015

O Pronatec Aprendiz para microempresas 2015 pode ser lançado em breve pelo governo federal, surgindo como uma nova versão do Programa Nacional de Acesso…

Por Andre em 08/07/2015

O Pronatec Aprendiz para microempresas 2015 pode ser lançado em breve pelo governo federal, surgindo como uma nova versão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, beneficiando adolescentes e jovens.

Pronatec Aprendiz para microempresas 2015 (Foto Ilustrativa)

Anunciado há alguns meses pela presidente Dilma Rousseff, o projeto teve novos detalhes revelados pelo Ministro do Trabalho, Manoel Dias. Segundo ele, essa ampliação do Pronatec permitirá que as micro e pequenas empresas contratem jovens aprendizes com o auxílio do governo.

Lançado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de facilitar o acesso da população de baixa renda, prioritariamente, ao ensino profissionalizante, através da disponibilização de milhares de vagas em cursos gratuitos.

Jovem Aprendiz NET 2015 em São José do Rio Preto-SP

Pronatec Aprendiz para microempresas 2015

Os participantes terão direito a frequentar cursos técnicos gratuitos (Foto Ilustrativa)

No novo Pronatec Aprendiz, que deve ser lançado no dia 14 de julho, o governo oferecerá auxílio para custear o treinamento de menores aprendizes contratados por microempresas, aumentando assim a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

De acordo com o Ministério da Educação, essa nova versão do Pronatec atenderá jovens com idade a partir de 14 anos, matriculados no ensino regular. Durante a participação no projeto, o aprendiz poderá receber salário pelo expediente de 4 a 6 horas diárias, cumprido fora do horário escolar.

Além de fazer os cursos gratuitos, eles poderão colocar em prática todo o aprendizado, na empresa para a qual foram contratados (Foto Ilustrativa)

O programa contará com a parceria do Sistema S (Senai, Senac, Senat, Senar, etc), que promoverá a qualificação profissional dos jovens aprendizes contratados.

Inscrições Jovem Aprendiz Caixa Econômica 2015

Ou seja, os participantes do programa irão se qualificar através de cursos gratuitos oferecidos pelo Senac, Senai, etc, e poderão colocar o que aprenderam na sala de aula em prática, sendo contratados pelas micro e pequenas empresas parceiras.

Outros benefícios para os jovens participantes do novo programa

Os jovens aprendizes contratados através do Pronatec terão direito a carteira assinada e salário (Foto Ilustrativa)

Além do curso gratuito, do salário e da possibilidade de praticar o que está estudando, o jovem aprendiz que participar do Pronatec para aprendiz terá vínculo empregatício com a microempresa, com anotação na Carteira de Trabalho e recolhimento de 2% do FGTS, segundo o MEC.

Sabesp Jovem Aprendiz 2015

E ao final do programa de aprendizagem, que pode durar até dois anos, o participante receberá certificação técnica, com possibilidade de ser efetivado (caso haja interesse da empresa).

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top