Pronatec 2012 – inscrições para cursos técnicos

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) divulgou a abertura de 4.680 colocações em cursos de qualificação profissional na cidade…

Por Élida Santos em 03/02/2012

O Pronatec visa a profissionalização de milhares de pessoas (Foto: Divulgação)

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) divulgou a abertura de 4.680 colocações em cursos de qualificação profissional na cidade de Salvador.  Ao todo serão cerca de 120 turmas distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno, sendo que as aulas começam no dia 5 de março deste ano (2012). Serão promovidos cursos de diversas áreas, como construção civil e atendimento ao cliente.

A qualificação será ministrada em unidades do Senai, IFBA e Senac. Os interessados devem se inscrever entre os dias 1° e 15 de fevereiro, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, e podem ser efetivadas nos postos do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), Núcleo de Assessoramento Jurídico (NAJ), Central de Informação da Assistência Social (Cias) e Casa do Trabalhador (Catra). Para se cadastrar é preciso apresentar a cópia do CPF, RG, comprovante de residência, número de Inscrição Social (NIS), além do comprovante de escolaridade.

O Pronatec estará presente em todo o país (Foto: Divulgação)

O programa tem como objetivo aumentar as possibilidades de inclusão no mercado de trabalho através da formação e qualificação profissional. Os cursos gratuitos são fruto de uma parceria entre a Prefeitura da cidade de Salvador e o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Todas as pessoas que participarem do programa de qualificação serão inclusas automaticamente no Simm, que é um cadastro de mão de obra. A cidade baiana está entre as beneficiadas pelo Pronatec por ter cerca de 147 mil cidadãos com renda inferior a R$ 70,00. O critério para a distribuição de verba do projeto foi estabelecido pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
As aulas serão ministradas nos locais abaixo:

O Senai é uma das muitas instituições que irá fornecer cursos em parceria com o Pronatec (Foto: DIvulgação)

Senac: Restaurante Escola – Avenida Tancredo Neves, 1109, Edifício Casa do Comércio, 11º andar -Pituba; Restaurante Escola – Praça José de Alencar, 13/19 – Largo do Pelourinho.
Centro de Educação Profissionalizante – Rua J.J Seabra, nº 403, Baixa dos Sapateiros (Aquidabã); Centro de Educação Profissionalizante – Av. Otávio Mangabeira – Pituba, em frente ao antigo clube Português.

Senai – Cimatec – Avenida Orlando Gomes, 1845 – Piatã; na Av. Dendezeiros 99, Bonfim.
IFBA: Rua Emídio dos Santos, s/n – Barbalho.
Para mais informações acesse o site do Pronatec (pronatecportal.mec.gov.br) ou ligue para 156. Se você for de outra cidade confira no portal do projeto se haverá cursos para a sua localidade.

Top