Pronampe MEI: tire todas as dúvidas aqui!

Felipo Bellini 03/02/2022 Notícias

Devido ao caos global que a pandemia causou, vários setores financeiros tiveram dificuldade para se manter de pé e alguns até faliram. Com isso em mente, surgiu um programa do governo chamado de “Pronampe”, abreviação de Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Pelo fato do programa ter sido criado em 2020, a intenção era manter os serviços em atividade somente até o fim da pandemia. Entretanto, após a lei 14.161 ser aprovada, o programa estará em atividade para sempre. A partir disso, vamos mostrar tudo que é preciso saber sobre o Pronampe, além de citar as condições para solicitá-lo.

Tem Pronampe para MEI?

Inicialmente, vamos detalhar um pouco mais sobre o Pronampe. Como já afirmamos anteriormente, esse programa surgiu para tentar manter as empresas pequenas e microempresas em atividade e cobrir seus gastos sem falir. Mas como isso é feito?

Tem Pronampe para MEI

Fonte/Reprodução: original

O Pronampe traz a proposta de oferecer empréstimos, pode ser chamado também de linhas de crédito, para as empresas conseguirem crescer e bancar os seus gastos, mesmo com os problemas de quebra financeira da pandemia.

Vale lembrar que os empréstimos do Pronampe se baseiam nos juros do país, mais especificamente na taxa Selic que, no momento em que se escreve este texto, está em 9,25% ao ano, o que significa que o valor a ser pago de volta será bem mais alto que o comum.

Como pedir Pronampe para MEI?

Para pedir o serviço sendo um MEI, é preciso estar atento se ele está dentro das regras que o permitem receber o benefício, a exemplo da que afirma que é necessário faturar no máximo R$ 360 mil ao ano. Caso esteja, é necessário procurar um banco que contenha o programa incluso em um dos seus serviços.

Vale a pena cadastrar o MEI no Pronampe?

Por fim, uma pergunta bastante recorrente sobre os que estão pensando em contratar o serviço: vale à pena contratar o Pronampe? E a melhor resposta que posso te dar é para tomar cuidado com a taxa de juros Selic, calcule certinho se a sua empresa será capaz de cobrir o preço dos empréstimos mesmo com o valor tão alto.

Outros artigos

Projeto GAP: grupo de apoio aos primatas

28/06/2012

Projeto GAP: grupo de apoio aos primatas

[caption id="attachment_475276" align="alignnone" width="400" caption="O Projeto luta pelo direito à liberdade e à não-violência aos grandes primatas."][/caption] ...

Marcas da Vida é a nova atração da Record

09/11/2011

Marcas da Vida é a nova atração da Record

A nova atração da Rede Record será o programa “Marcas da Vida”, um docudrama, que será apresentado nas tardes da emissora á partir do dia 21 de novembro, às 16 h...