Promoções de celulares suspensas pela Anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) resolveu suspender as ofertas das operadoras no Brasil. A decisão foi tomada devido ao medo da queda da…

Por Isabella Moretti em 26/12/2012

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) resolveu suspender as ofertas das operadoras no Brasil. A decisão foi tomada devido ao medo da queda da qualidade dos serviços.  De acordo com uma entrevista com o superintendente Bruno Ramos, as promoções de grande impacto só estarão liberadas a partir de janeiro.

A Anatel não autorizou as promoções de final de ano das operadoras. (Foto:Divulgação)

Anatel suspende ofertas de operadoras

Com a determinação da Anatel, as empresas que prestam serviços de telefonia móvel não poderão aproveitar as datas comemorativas que marcam o final do ano, ou seja, natal e réveillon.

A Anatel decidiu suspender promoções neste final de ano por causa do grande número de reclamações registradas pelos clientes. A agência também mostrou temer a inconstância dos serviços de telefonia, que talvez não suportassem o grande tráfego de dados.

Sobre a suspensão das ofertas, Bruno Ramos falou que no natal o tráfego da rede de telefonia é maior, sendo assim um momento inapropriado para lançar ofertas de grande impacto. Nas férias de janeiro, como o número de pessoas usando os serviços de telefonia móvel diminui, as promoções de celulares estarão liberadas.

As operadoras estão sendo monitoradas pela Anatel. (Foto:Divulgação)

As operadoras, sobretudo Oi, Claro e Tim, continuam sob monitoramento. O superintendente fez questão de lembrar a respeito da suspensão da venda de chips que aconteceu em junho. As três empresas do setor de telefonia móvel ficaram proibidas de habilitar novos clientes até apresentarem planos de investimentos para melhorar a qualidade dos serviços.

Para determinar a suspensão da venda de chips de celular, a Anatel considerou a operadora com pior índice de qualidade em cada estado. As principais reclamações dos clientes foram de chamadas não completadas e de interrupções de ligações.

Saiba mais: Anatel suspende venda de chips Oi, Claro e Tim

Depois de avaliar os índices de qualidade, a Anatel constatou que a Tim apresentou o pior desempenho, por isso a venda de novas linhas foi suspensa em 18 estados e Distrito Federal. A Oi foi punida em cinco estados e a Claro em três. A Vivo, por sua vez, não teve a venda de chips vetada porque não apresentou qualidade inferior as outras operadoras.

Determinações da Anatel

Em novembro, a Anatel vetou a promoção ‘Infinity Day’. (Foto:Divulgação)

Em novembro de 2012, a Anatel resolveu suspender uma promoção da Tim, chamada ‘Infinity Day’. A oferta permitia que os clientes fizessem ligações a vontade pagando apenas R$ 0,50 por dia. Esta promoção de grande impacto fez com que a rede ficasse sobrecarregada e resultou na queda da qualidade dos serviços. Com a decisão, a Tim voltou com a sua tarifa regular, comprando 25 centavos por chamada realizada.

No final de novembro, a Claro fez um pedido para colocar uma promoção de grande impacto no mercado, bem parecida com o ‘Infinity Day’ da Tim, mas a Anatel não liberou. A Oi também chegou a preparar uma grande oferta para os seus clientes neste final de ano, porém acabou desistindo devido a ameaça da Anatel de interferir no andamento.

Veja também: Como reclamar na Anatel

Top