Projetos de casas ecológicas

A casa ecológica é uma nova tendência na área de construção, sendo caracterizada por possuir uma estrutura sustentável e não afetar o meio ambiente.…

Casa sustentável, destaque para o telhado verde.

A casa ecológica é uma nova tendência na área de construção, sendo caracterizada por possuir uma estrutura sustentável e não afetar o meio ambiente. Desde que esta ‘moda’ foi lançada, vários projetos de casas ecológicas foram desenvolvidos para conquistar a preferência das famílias.

Apesar de muito se falar a respeito da moradia sustentável, poucas pessoas sabem o real significado deste tipo de construção. Além de partir do conceito de uma arquitetura verde, os moradores da casa também precisam adquirir hábitos sustentáveis para preservar o meio ambiente.

Entendendo a casa ecológica

A casa ecológica sabe como aproveitar a luz natural.

Durante muitos séculos o homem agrediu a natureza, liberando poluentes que afetaram a saúde e o bem-estar de todos os seres vivos. No entanto, a casa ecológica aparece como uma alternativa para minimizar os impactos ambientais, sendo uma construção mais natural e aceitável.

A ideia de sustentabilidade começa a fazer parte da casa ecológica desde o momento da construção. A obra inclui materiais produzidos com baixo custo ambiental, mas que não afetam a resistência e a durabilidade da estrutura da residência, como é o caso do tijolo artesanal, do telhado verde, da tinta à base de água e da tubulação ecológica.

Leia mais: Dicas de decoração para uma casa sustentável

A casa ecológica possui um formato inteligente, criado para poupar os recursos naturais e tornar o dia-a-dia dos moradores mais sustentável. Normalmente são implantadas tecnologias para poupar água, reaproveitar energia solar, usar a claridade natural dentro da casa e melhorar a ventilação.

A estrutura ecológica da casa é marcada principalmente pelos materiais sustentáveis.

A economia de água na casa ecológica é possível graças às válvulas e medidores de água. No caso da iluminação, a claridade natural pode ser aproveitada durante o dia com janelas amplas e telhas de vidro, enquanto a luz artificial requer a substituição das lâmpadas comuns por aquelas com baixo consumo de energia. A casa sustentável propõe ainda que o ar condicionado seja substituído pelos ventiladores de teto.

Leia Também:  Moda GG 2013: dicas, tendências

O conceito de construção sustentável aborda temas específicos para ganhar forma, como o gerenciamento de recursos, o uso racional de materiais e as inovações tecnológicas que favorecem a preservação do meio ambiente.

Veja também: Materiais de construção ecológicos

Muitas pessoas até se sentem dispostas a construir uma casa ecológica, mas acabam mudando de ideia quando conhecem o alto custo dos materiais de construção sustentáveis. De acordo com especialistas, o investimento no projeto chega a ser 6% a mais.

Os produtos com selo verde são valorizados pela casa ecológica, mas é importante tomar alguns cuidados para não cometer enganos no momento da escolha dos produtos. Muitas empresas estão adotando a imagem da sustentabilidade sem realmente preservar o meio ambiente.

Veja projetos de casas ecológicas

Top