Proibida a venda de mamadeiras de plástico fabricadas com bisfenol

As mamadeiras fazem parte da vida da maioria das crianças e são essenciais para qualquer mamãe cuidar bem dos seus filhos. No entanto, a…

As mamadeiras fazem parte da vida da maioria das crianças e são essenciais para qualquer mamãe cuidar bem dos seus filhos. No entanto, a saúde das nossas crianças pode estar em risco devido ao tipo de material utilizado na fabricação de alguns deles.

O alerta acima já foi emitido várias vezes por instituições que buscam proporcionar uma vida mais saudável para as crianças. O objetivo é sensibilizar os pais e toda sociedade sobre os perigos de alguns objetos que fazem parte do dia a dia dos nossos pequenos como a própria chupeta, mamadeiras, copos, por exemplo.

Pensando em garantir um maior cuidado no desenvolvimento da saúde das crianças, a Vigilância Sanitária determinou a proibição do uso de uma substância chamada “bisfenol” para a fabricação de mamadeiras plásticas.

As empresas terão até três meses para adequar-se à nova determinação e a comercialização poderá ser realizada até dezembro deste ano. Quanto as mamadeiras importadas que utilizam a substância, elas só poderão entrar no Brasil até o dia 31 de dezembro.

Mas, quais os problemas que o bisfenol poderá causar à saúde das crianças? Quais os seus efeitos a curto e longo prazo? Ora, o bisfenol foi destinado para ser usado como um tipo de estrogênio sintético na produção de materiais plásticos. No entanto, ele é um produto tóxico. Caso seja mal manipulado poderá provocar alterações no sistema reprodutivo, puberdade precoce e até alguns tipos de câncer.

Outros problemas adquiridos através do uso de produtos feitos a base do bisfenol já foram comprovados em vários países: Problemas como infertilidade, aborto e até a obesidade. As consequências são tão sérias que países como a China, Canadá, União Europeia, Costa Rica, Malásia e os onze estados norte Americanos já proibiram o uso de produtos feitos com a substância mencionada.

Leia Também:  Habib's é proibido de vender esfihas em Porto Alegre

A atitude de proibição da ANVISA foi bem recebida por diversas associações que defendem uma melhor qualidade de vida para as crianças do mundo. O que se sabe é que a maior parte da população faz uso dos produtos fabricados com o bisfenol sem nem imaginar os riscos que seus filhos correm ao longo de vários anos.

Diante de tanta discussão em torno do bisfenol, você sabe o porquê dele ser tão utilizado pelas indústrias? O motivo é porque ele é transparente, leve e forte. Isto torna o plástico bem mais resistente e duradouro.

Entretanto, estudos de diversos setores já confirmam que até mesmo os produtos fabricados com pouca quantidade da substância já é suficiente para causar danos a saúde não apenas de crianças, mas também de adultos através dos outros tipos de produtos fabricados.

uia

 

Top