Progressiva brasileira: saiba mais sobre a escova de babaçu

A escova de babaçu, também chamada Progressiva brasileira, é uma técnica de alisamento dos cabelos, criada por profissionais do Brasil. Sua promessa é mudar…

A escova de babaçu, também chamada Progressiva brasileira, é uma técnica de alisamento dos cabelos, criada por profissionais do Brasil. Sua promessa é mudar a estrutura dos fios, além de hidratá-los profundamente e eliminar o frizz. O procedimento é feito sem o uso de formol.

A progressiva brasileira não é feita com formol (Foto: Divulgação)

Benefícios da progressiva brasileira

A progressiva brasileira tem em sua formulação o composto ativo óleo de babaçu. Trata-se de um óleo vegetal, extraído de uma espécie de palmeira, que contém concentração de altos teores de gordura. Ele é um hidratante natural para os cabelos, além de possuir propriedades emulsificantes e emolientes.

Em conjunto com outros ingredientes do produto, o óleo de babaçu age sobre os cabelos, hidratando-os profundamente, disciplinando-os, dando a eles brilho e maciez, além de alisá-los. Porém, vale dizer que o alisamento não é potente. Cabelos muito crespos podem não ser modificados.

O alisamento da Brazilian Progress não é tão intenso, quanto outros procedimentos, pois ela não contém formol (que é o alisador mais eficaz). A substância, como se sabe, foi proibida pela Anvisa, pois pode causar sérios danos à saúde, além de prejudicar os próprios cabelos, com o passar do tempo.

Em cabelos quase lisos, o método é bastante eficaz (Foto: Divulgação)

Desta forma, alisar com progressiva brasileira é uma alternativa para quem deseja disciplinar, hidratar e dar brilho e maciez aos cabelos. O método, apesar de parecer inofensivo, requer alguns cuidados. A atriz Jennifer Aniston, por exemplo, disse, em entrevista, que se submeteu à escova de babaçu, mas não gostou dos resultados. Este teria sido o motivo do novo corte adotado por ela. Isso aconteceu porque a escova pode não se adaptar a alguns tipos de cabelo.

Leia Também:  Cuidados na hora de escolher o cirurgião plástico

Cuidados com a escova de babaçu

Técnica pede de 3 a 4 meses de intervalo (Foto: Divulgação)

Antes de se submeter à progressiva do Brasil, é importante procurar por um profissional, para que este analise o seu tipo de cabelo e verifique se há compatibilidade com o produto. Hoje, já existem kits para alisamento caseiro, porém nunca é demais ter cautela.

Os resultados da escova de babaçu podem durar de três a quatro meses. Este também é o tempo ideal de pausa, entre as aplicações. Pode-se optar pelo procedimento, caso os cabelos estejam sem brilho, com muito frizz, ressecados e até mesmo com queda. A técnica segue um ritual semelhante ao da maioria dos alisamentos, com lavagem, aplicação e enluvamento, permanência do produto nos cabelos, escova, aplicação de prancha e lavagem, finalizando com a aplicação de óleo de babaçu.

Top