Programas de Residência Médica do MEC

O programa de residência médica é uma modalidade de ensino ministrado em forma de pós-graduação que é disponibilizada somente aos médicos através de um…

Por Redacao em 23/02/2011

O programa de residência médica é uma modalidade de ensino ministrado em forma de pós-graduação que é disponibilizada somente aos médicos através de um curso de especialização. Esta capacitação aplica-se em instituições de saúde, que normalmente são os hospitais, sobre a orientação de médicos chefes de qualificação profissional elevada.

Esse período de residência é considerado o principal período da profissionalização médica, pois é exatamente nessa fase que os médicos residentes têm a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam teoricamente, depois de passarem por essa experiência conseguem ter claramente a noção de que área querer se especializar.

Esse programa de residência médica entrou em vigor pelo decreto nº80. 281, em 5 de setembro de 1977 e o mesmo decreto criou a comissão nacional de residência médica ou conhecida por CNRM, portanto a expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Este Programa, quando é cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade o médico residente recebe o título de especialista. O treinamento dos médicos residentes nas áreas de urgência e emergência devem ser ministrados em locais públicos á população, devendo ser desenvolvido nas especialidades que são pré-requisito ou nas especialidades correspondentes de acordo com o período de treinamento do médico residente.

Quanto a avaliação periódica do residente serão aplicadas provas escritas, orais, práticas ou por desempenho por escala de atitudes, incluindo atributos como comportamento ético, relacionamento com a equipe e com os pacientes e outros. Ser médico residente deve ser cansativo e desgastante, pois a maioria dos médicos residentes e os outros em geral possam horas dentro de um hospital.

Mas no final do período de residênte vem à recompensa de poder dizer exatamente qual área se sente melhor capacitado para exercer medicina, nada como a prática para ajudar na hora da escolha. Existe um programa de residência muito interessante chamado pró-residência tem como objetivo favorecer a formação de especialistas na modalidade residência médica para as regiões prioritárias do SUS.

Top