Programa Voluntário Copa das Confederações

Para auxiliar na organização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, o governo federal lançou o programa Brasil…

Por Paulo Lima em 24/01/2013

Para auxiliar na organização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, o governo federal lançou o programa Brasil Voluntário, que vai preparar pessoas para atuarem na recepção de turistas e jornalistas durante a realização de ambos os torneios.

O programa visa recrutar voluntários para auxiliarem na recepção de torcedores e da imprensa não credenciada durante a Copa das Confederações de 2013 e o Mundial de 2014. (Foto: Divulgação).

Os voluntários vão atuar principalmente em aeroportos, áreas de grande fluxo, pontos turísticos e festas públicas. Com isso, eles terão a oportunidade de vivenciar uma experiência única, podendo conhecer pessoas de vários países e nacionalidades, ter contato com times e com a imprensa especializada e de receber um certificado de formação emitido pela Universidade de Brasília.

Veja também: Ingresso para a Copa das Confederações – preços e onde comprar.

Programa Brasil voluntário para a copa das confederações

Para a Copa das Confederações, a previsão é recrutar 7 mil voluntários. (Foto: Divulgação).

Para a Copa das Confederações, que será realizada entre os dias 15 e 30 de junho e servirá de teste para o Mundial de 2014, o programa vai disponibilizar 7 mil vagas.

Inicialmente, os candidatos receberão aulas à distância sobre cultura local, cultura do voluntariado, história do futebol e das Copas do Mundo, orientação aos turistas e noções básicas de inglês e espanhol. No final do treinamento, os participantes serão avaliados e então selecionados para um treinamento especifico nas seis cidades sede.

A cerimônia de lançamento do Brasil Voluntário, que faz parte do programa de voluntariado da FIFA, contou com a presença de Aldo Rebelo, ministro do esporte, Luis Fernandes, secretário executivo do Ministério, Vicente Neto, chefe de Gabinete e coordenador do Brasil Voluntário, e Ricardo Trade, CEO do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014.

Saiba como se tornar um voluntário da ONU.

Como participar do programa

As inscrições para o programa devem ser feitas através do portal da Copa 2014 até o dia 16 de fevereiro. (Foto: Divulgação).

Interessados em participar como voluntários da organização da Copa das Confederações de 2013 e do Mundial do ano que vem devem se inscrever através do site copa2014.gov.br. Para se candidatar as vagas é preciso ser maior de idade, residir no Brasil e ter disponibilidade de horário para trabalhar nos eventos. Conhecimento de outros idiomas e experiência como voluntário também são desejáveis.

O prazo para a inscrição se encerra no dia 16 de fevereiro. Os selecionados atuarão nas cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Para a Copa de 2014, o programa pretende recrutar 50 mil voluntários.

Top