Programa Vence SP: o que é

O jovem encontra algumas barreiras para ingresso no mercado de trabalho, sendo que uma delas é a falta de experiência profissional. Para tentar auxiliar…

O jovem encontra algumas barreiras para ingresso no mercado de trabalho, sendo que uma delas é a falta de experiência profissional. Para tentar auxiliar nesse processo, algumas instituições e até projetos governamentais estão sendo aplicados. O Governo do Estado de São Paulo, por exemplo, instituiu o Programa Vence, da secretaria da Educação do Estado, que permite aos estudantes cursarem dois períodos por dia: o Ensino Médio em escola estadual e o Ensino Técnico à parte, em uma instituição conveniada. Para 2013, foram abertas 20 mil vagas nessa modalidade e os interessados devem acessar a página do programa até o dia 10 de dezembro para se inscrever e concorrer a uma das oportunidades.

Leia mais sobre: Programa Vence SP: Inscrições

O Governo Do Estado de São Paulo está oferecendo capacitação para estudantes (Foto: Divulgação)

Modalidades dos cursos do Programa Vence

Os cursos de formação técnica oferecidos pelo Estado de São Paulo, por meio do Programa Vence, no modo concomitante, estão inclusos em diversos setores da economia, como sucroalcooleiro, análise clínica, automação industrial, logística e informática. A duração do curso médio regular é de três anos e a do curso técnico varia de 18 a 24 meses. Ao concluírem seus estudos, os alunos recebem dois diplomas. Com esse tipo de qualificação profissional fica mais fácil conquistar o seu espaço no mercado de trabalho.

Modalidade concomitante: Programa Vence SP 2013

Para 2013, está prevista a abertura de mais 20 mil vagas para a modalidade concomitante (cursos em períodos alternados com o ensino regular) do Programa Vence.  A Secretaria da Educação planeja investir, para possibilitar esta nova oferta, mais de R$ 100 milhões no próximo ano. Até o momento, o programa possibilitou para jovens que pudessem cursar nessa modalidade a escolha entre 56 cursos de formação profissional, oferecidos por 174 instituições de ensino técnico credenciadas pela Secretaria da Educação.

Continuar Lendo  Feira do Empreendedor Paraná 2013

Saiba mais sobre: Cursos Gratuitos São Paulo 2012 – Via Rápida

O Vence SP oferece cursos técnicos gratuitos para estudantes de escolas públicas (Foto: Divulgação)

Modalidade integrada: Programa Vence SP 2013

Na modalidade integrada do Vence, de acordo com o site do projeto, os estudantes do Ensino Médio têm o curso regular integrado ao Ensino Técnico nas escolas estaduais. Esses cursos são ministrados em parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo. Atualmente, o modelo está implantado em 53 unidades de ensino distribuídas pelo Estado e oferece 21 tipos diferentes de cursos. Para mais informações e inscrições acesse: www.educacao.sp.gov.br.

Top