Programa se Ela Dança eu Danço SBT

Programas de calouros sempre fizeram muito sucesso na programação da televisão brasileira. A sistemática sempre foi bem simples: Um artista, ou pelo menos alguém…

Por Redacao em 19/07/2011


Programas de calouros sempre fizeram muito sucesso na programação da televisão brasileira. A sistemática sempre foi bem simples: Um artista, ou pelo menos alguém que quer muito ser um artista, se apresenta diante de um auditório e também diante dos jurados. Alguns programas trabalham somente com cantores, outros trabalhavam com atividades artísticas em geral, divididas em categorias, como piadas, imitação, acrobacias, etc. Depois das apresentações, os convidados escutam as opiniões e notas (variam as formas de julgamento de programa para programa) dos jurados, e aquele que fosse o mais bem avaliado recebia o prêmio final, que também variava de acordo com o programa e o canal de televisão.

Com o tempo, a televisão foi recebendo outro segmento de programação que acabou caindo no gosto mundial, e, consequentemente, dos brasileiros também: os reality shows. Ou seja, não bastava mais apenas mostrar a pessoa em determinada atração no palco de um programa de auditório, agora as pessoas querem acompanhar de perto aquelas pessoas, conhecerem seu dia-a-dia, o que faz ou deixa de fazer. E isso acabou trazendo consequências também para os tradicionais programas de auditório.

Os shows começaram apostar em um formato de competição de calouros onde os telespectadores pudessem acompanhar todo o processo, desde o início, passando por todas as etapas de avaliação. E o formato acabou dando muito certo, tanto é que hoje diversos países possuem suas versões de American idol, por exemplo, o programa pioneiro neste formato. Agora, as televisão começaram a segmentar este formato, e abrem oportunidades para pessoas que não apenas cantem, mas que tenham algum outro talento também. Assim nasceu o Se Ela Dança eu Danço, um programa semelhante ao Ameircan Idol, só que focado em dançarinos.

O programa tem um formato inovador na televisão brasileira, na medida em que abre espaço para dançarinos, que geralmente eram relegados a pequenas participações em outros programas que eram destinados a cantores, por exemplo. O programa da espaço para dançarinos profissionais ou aspirantes de todas as idades, grupos, duplas ou solo. O objetivo é encontrar o novo talento da dança no Brasil.

O formato desta atração é bastante parecido com os demais programas do mesmo estilo, ou seja, os profissionais primeiramente se apresentam em grandes audições, onde a dança é escolhida de acordo com o estilo do candidatos. Os jurados então selecionam aquelas pessoas que vão continuar no programa. Após esta etapa, os candidatos passam por etapas semanais onde a produção defini que tipo de musica eles vão dançar, e a cada semana um artista, ou dupla, ou grupo, é eliminado.

O programa tem apresentação de Beto Marden e Ligia Mendes e os jurados do programa são: João Wlamir, Jarbas Homem de Melo e Lola Melnick. Saiba mais sobre o programa no site: http://www.sbt.com.br/seeladancaeudanco/

Top