Programa Mãe Paulistana – Informações

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo traz um auxilio para gestantes carentes em toda a cidade. Um programa pioneiro, implantado…

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo traz um auxilio para gestantes carentes em toda a cidade. Um programa pioneiro, implantado no ano de 2006, este programa garante à mãe auxilio para comparecer às consultas pré-natais, além de auxilio no parto, puerpério e até o primeiro ano da criança.

Conhecendo o programa e sua importância

A Rede de Proteção à Mãe paulistana é um programa voltado para a mãe e para a criança que, em cinco anos de existência já auxiliou mais de meio milhão de mulheres, estando presente em 436 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 23 ambulatórios de especialidades, em 37 Hospitais, sendo que desses 37, 11 são municipais, 9 Estaduais, 4 conveniados ao SUS, 5 OSs Estaduais, 2 OSs Municipais, 5 hospitais universitários e 1 casa de parto.

Desde sua criação, até setembro do ano de 2011 foram realizados 593.432 partos, o que soma um investimento total de 45,5 milhões de reais com enxoval e 12,3 milhões de reais com transporte.

Como funciona a Rede de Proteção a Mãe Paulistana

Para obter este auxilio é necessário que seja feito o cadastramento e, para se cadastrar é necessário ter o cartão SUS. Caso a gestante não o tenha, deve apresentar o RG e comprovante de residência na UBS mais próxima à sua casa para que o cartão seja emitido.

A mulher que suspeitar que está gravida, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima a sua residência para realizar alguns exames. Caso a gravidez seja confirmada a gestante é cadastrada imediatamente no Programa.

As gestantes cadastradas no programa recebem todo o acompanhamento das consultas pré-natal, a realização de todos os exames necessários para acompanhar a gravidez, garantia de referencia para um hospital da região em que mora, visita à maternidade onde será realizado o parto, transporte municipal gratuito para realizar consultas e exames durante a gravidez, e no primeiro ano da criança, consultas e exames, além de um enxoval básico para o bebê com: 1 bolsa, 1 cobertor, 1 toalha, 2 macacões curtos, 2 macacões longos, 2 bodies, 2 culotes, 1 casaco com capuz e 4 pares de meias.

Leia Também:  Luck Brinquedos

Entendendo alguns benefícios

O enxoval só é disponibilizado para gestantes que tenham realizado o pré-natal na rede municipal de saúde e sejam residentes da cidade de São Paulo.

Quanto ao auxilio transporte, a gestante recebe um cartão da SPTrans, cujos créditos são liberados conforme a necessidade, após avaliação na consulta médica. A ausência nas consultas pode ser responsável pela suspensão do benefício.

Todos os exames necessários para o bom desenvolvimento do feto são realizados pelos postos cadastrados no programa, que vão desde hemograma completo até exame de HIV, além de aplicação das vacinas necessárias, como as três doses de antitetânica necessárias durante a gravidez.

Em caso de gestações de risco que necessitam de exames mais complexos, as futuras mamães são encaminhadas até a unidade cadastrada mais próxima que possa realizar os exames.

Para maiores informações, basta ligar para o número 156 ou acessar o site da secretaria municipal de saúde.

Top