Programa Jovens Paulistanos: Inscrições

  O programa Jovens Paulistanos SP foi criado em São Paulo com o objetivo de beneficiar estudantes de 16 a 20 anos que buscam…

Por Isabella Moretti em 22/01/2010

 

O programa Jovens Paulistanos SP foi criado em São Paulo com o objetivo de beneficiar estudantes de 16 a 20 anos que buscam alternativas de qualificação. Os cursos oferecidos são variados e recebem incentivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.

A Secretaria Municipal do Trabalho abriu as inscrições gratuitas para 2.300 vagas em cursos de capacitação profissional em diversas funções no segmento de prestação de serviços. O programa Jovens Paulistanos, criado pela Secretaria, irá capacitar jovens de 16 a 20 anos, com o ensino fundamental ou médio, completos ou cursando, para trabalharem nas funções de auxiliar de cabeleireiro, manicure e pedicure, recreador, cuidador de idosos, auxiliar de departamento de pessoal, auxiliar de recrutamento e seleção, auxiliar de crédito e cobrança, camareiro, garçom e organizador de eventos.

A divulgação do programa tem sido feita de forma intensa no estado de São Paulo, expondo as vantagens que a capacitação pode oferecer a vida do estudante. No último processo de classificação de jovens, ingressaram em cursos profissionalizantes dois mil estudantes paulistanos. Foram formadas turmas para os seguintes cursos grátis Jovens Paulistanos: auxiliar de cabeleireiro, garçom, auxiliar de departamento pessoal, manicure, cuidador de idosos, recreador, organizador de eventos, entre outros.

A Semdet SP acredita que a capacitação de profissionais deve ser voltada para as ocupações que estão sempre necessitando de funcionários no mercado de trabalho, o que facilita a contratação dos alunos após concluir o curso. A divulgação de vagas disponíveis costuma ser feita pelo CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador).

Em 2010, serão disponibilizadas três mil vagas para o Programa Jovens Paulistanos, cursos gratuitos distribuídos nas seguintes áreas:

– 550 vagas: auxiliar de almoxarifado
– 296 vagas: informática básica para o mercado de trabalho
– 500 vagas: auxiliar de departamento pessoal
– 500 vagas: operador de caixa
– 250 vagas: recreação
– 300 vagas: organização de eventos
-500 vagas: auxiliar de crédito e cobrança

Durante o curso, os jovens receberão material didático, kit estudantil com caderno, lápis e caneta, vale transporte e lanche. O curso possui duração de 20 dias letivos, sendo quatro horas diárias. As aulas terão início no dia 16 de novembro.

A inscrição para o Programa Jovens Paulistanos 2010 se estende de 18 a 29 de janeiro, podendo ser efetuada nos postos de atendimento do CAT na capital paulista. Não se esqueça de apresentar a carteira de identidade (RG) e comprovante de residência na hora de se inscrever. Cada curso tem duração de 80 horas e as aulas iniciam no dia 1º de fevereiro. Confira os endereços das unidades do CAT em SP:

– Zona Sul / Interlagos
Av. Interlagos, 6.122.

– Zona Leste / Itaquera
Rua Gregório Ramalho, 12.

– Zona Oeste / Lapa
Rua Monteiro de Melo, 342

– Zona Norte / Santana
Rua Voluntários da Pátria, 1553.

– Zona Central / Luz
Av. Prestes Maia, 913.

Top