Programa Jovem Aprendiz 2017: inscrições, empresas

Saiba tudo sobre o programa Jovem Aprendiz 2017 e as possíveis vagas. O programa facilita o ingresso de jovens no mercado de trabalho e…

Saiba tudo sobre o programa Jovem Aprendiz 2017 e as possíveis vagas. O programa facilita o ingresso de jovens no mercado de trabalho e é uma ótima oportunidade para quem busca qualificação e experiência profissional.

Programa Jovem Aprendiz 2016: inscrições, empresas. (Foto Ilustrativa)

Programa Jovem Aprendiz 2016: inscrições, empresas. (Foto Ilustrativa)

O programa  jovem aprendiz teve início no ano 2000. A partir desta data, todas as empresas de médio e grande porte se tornaram obrigadas a oferecer de 10 a 15% do total de vagas anuais para jovens com idade entre 14 e 24 anos. Micro e pequenas empresas também contratam, no entanto, o número de vagas ofertadas é bem menor.

Programa Jovem Aprendiz 2017: inscrições, empresas

As empresas devem cumprir a cota de aprendizes e preencher parte do quadro de funcionários ofertando vagas para esses jovens anualmente, portanto, quanto mais colaboradores registrados a empresa tiver, mais adolescentes deve contratar. As oportunidades estão em todas as regiões do país e se concentram nas indústrias, lojas, empresas públicas e privadas.

As empresas que mais contratam

A lei da aprendizagem obriga grandes empresas a contratarem aprendizes. (Foto Ilustrativa)

A lei da aprendizagem obriga grandes empresas a contratarem aprendizes. (Foto Ilustrativa)

A Nestle, a Coca-Cola, a Medley, C&A, Itaú, Extra, Votorantim, Correios e a Caixa Econômica Federal estão entre as empresas que mais contratam aprendizes. Além de atuar em um dos setores da empresa, os jovens selecionados devem cumprir parte da carga horária semanal, que é de 30 horas, no curso complementar. O curso é gratuito e obrigatório, geralmente oferecido pelo Senac ou Senai.

Todos os jovens aprendizes são contratados com registro em carteira, porém, através de um contrato com tempo determinado. O tempo do contrato é definido de acordo com o tempo do curso complementar, que pode ser de 12 ou 24 meses. É direito do aprendiz receber remuneração mensal, férias e após a demissão, o fundo de garantia.

Como se inscrever?

Cada empresa adota um método de seleção. (Foto Ilustrativa)

Cada empresa adota um método de seleção. (Foto Ilustrativa)

Cada empresa possui um método de seleção diferente. A Caixa Econômica, contrata aprendizes por intermédio do Centro de Integração Empresa Escola –CIEE. Para participar das seleções, basta criar um cadastro na página do CIEE e não deixar de especificar o interesse em vagas para aprendiz. Caso exista vagas em aberto na sua região, o CIEE entra em contato através de e-mail ou telefone para que possam ser realizadas todas as etapas do processo seletivo.

Outra maneira de garantir uma vaga de jovem aprendiz em 2016, é através do SINE, o Site Nacional de Empregos. As empresas divulgam as vagas de aprendiz no site para que todos os interessados se candidatam e o processo seletivo se inicie, no entanto, é necessário manter um perfil ativo na página. Acesse SINE e faça seu cadastro informando todos os dados solicitados.

Os Correios são uma das únicas empresas privadas que seleciona aprendizes por meio de um concurso. A companhia divulga a abertura do processo seletivo em seu próprio site, mas apenas jovens de 16 a 22 anos podem realizar a inscrição e concorrer às vagas para aprendiz Correios 2016. Não é necessário realizar provas, a classificação é feita de acordo com os dados informados pelo próprio candidato, quanto menor a renda familiar, mais chances de conquistar uma vaga na empresa.

Mais vagas para aprendiz

programa-jovem-aprendiz-2016-inscricoes-empresas-3

Os jovens podem adquirir experiência profissional participando de vários programas de aprendiz (Foto Ilustrativa)

Há ainda diversas outras seleções para menores aprendizes 2016, como:

– Vagas de aprendiz Nestlé

O programa de Aprendiz da Nestlé 2017 é destinado aos adolescentes e jovens matriculados no ensino médio, e tem o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho. Interessados devem ter entre 14 e 24 anos de idade e conhecimentos em informática.

Maiores informações no site da Nestlé.

– Jovem Aprendiz Leroy Merlin 2017

O Programa Aprendizes Leroy Merlin ajuda os jovens talentos a ter um futuro mais promissor na carreira. Há vagas para as áreas de Logística, Comércio, Administrativa e Atendimento, com direito a um pacote completo de benefícios e remuneração.

Inscrições podem ser feitas na página da empresa.

– Jovem Aprendiz Lojas Americanas 2017

As Lojas Americanas recrutam menores aprendizes ao longo de todo o ano, em várias cidades, abrindo vagas para quem está matriculado no ensino médio e quer conhecer melhor o mercado de trabalho, atuando em uma das maiores varejistas do país.

Para conferir as vagas disponíveis e se candidatar, acesse o site da companhia.

– Jovem Aprendiz VLI 2017

Especializada em soluções Logísticas, a VLI tem vagas para aprendiz em Belo Horizonte (MG), incluindo oportunidades para portadores de necessidades especiais. Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos e ensino médio completo, além de residirem na Grande BH.

O programa de aprendiz VLI tem duração de dois anos, preparando os participantes para atuarem no setor de Serviços Administrativos. As inscrições podem ser feitas no site do programa.

– Jovem Aprendiz Grendene 2017

Uma das maiores empresas de calçados do Brasil, a Grendene está oferecendo vagas de aprendiz em Farroupilha (RS). Além de conhecerem a companhia, os novos aprendizes Grendene irão participar do curso de Preparador de Máquinas Injetoras do Senai.

Os requisitos incluem idade entre 14 e 24 anos, ensino regular ou médio completo, possuir carteira de trabalho e ter disponibilidade para fazer o curso no período da manhã. Inscreva-se no site Vagas.com.

– Vagas para aprendiz Fast Shop 2017

Vagas de aprendiz em São Paulo estão sendo oferecidas pela Fast Shop, empresa varejista presente em diversos estados. As oportunidades são para auxiliar nas rotinas administrativas do setor de Recursos Humanos.

Interessados na oferta Fast Shop vagas para aprendiz devem estar cursando (período matutino) ou ter concluído o ensino médio e ter disponibilidade para trabalhar de segunda a sexta, das 14h às 20h. Inscrições no site Vagas.com.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top