Programa Inglês sem Fronteiras: curso online de inglês

Muitas das pessoas interessadas em estudar no exterior têm que enfrentar um sério obstáculo para realizar esse sonho, que é o idioma, já que…

Por Andre em 20/12/2012

Muitas das pessoas interessadas em estudar no exterior têm que enfrentar um sério obstáculo para realizar esse sonho, que é o idioma, já que uma boa parte delas não possui conhecimentos em inglês ou em outras línguas.

Aloizio Mercadante, Ministro da Educação, durante a apresentação do programa Ciência sem Fronteiras (Foto: Divulgação)

Para ajudar na superação desse obstáculo, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa Inglês sem Fronteiras, que tem o objetivo de melhorar a proficiência em língua inglesa dos estudantes brasileiros, principalmente no caso daqueles que desejam completar os estudos em outros países.

Voltado inicialmente aos estudantes do ensino superior, aptos a participar do programa Ciência sem Fronteiras, o novo projeto do MEC pretende atender a 500.000 alunos até 2014, para que eles possam acompanhar melhor as aulas ministradas em qualquer universidade do mundo, já que o inglês é uma língua universal.

A ideia é que, futuramente, o Inglês sem Fronteiras seja oferecido para qualquer aluno de curso superior, independente de sua participação no programa de intercâmbio, e também para os estudantes do ensino médio e do ensino fundamental.

Novidade: Bolsas de estudo na Irlanda Ciência sem Fronteiras

Como funcionará o Inglês sem Fronteiras

Serão oferecidas um total de 500.000 bolsas para cursos de inglês, a maioria para cursos online (Foto: Divulgação)

Com início previsto para fevereiro de 2013, o Inglês sem Fronteiras vai abranger todos os níveis de proficiência, do mais básico ao mais avançado. Para saber o nível de conhecimentos em inglês de cada estudante, será aplicado o Toefl (Test of English as a Foreign Language), certificação reconhecida mundialmente.

A partir dos resultados do exame, os alunos com as melhores notas poderão participar de um curso de inglês ministrado à distância, através do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Nessa primeira etapa do Inglês sem Fronteiras, haverá 100.000 vagas para os cursos gratuitos de inglês à distância, além de outras 10.000 vagas para os alunos que queiram participar dos cursos de inglês presenciais, que também são gratuitos.

Saiba mais: Cursos de inglês gratuitos, Secretaria de Educação SP EAD 2013

Programa Ciência sem Fronteiras

O programa visa melhorar o nível de conhecimentos dos estudantes de ensino superior na língua inglesa (Foto: Divulgação)

Através do programa Ciência sem Fronteiras, lançado em dezembro de 2011, mais de 20.000 bolsas de estudos no exterior já foram distribuídas, para alunos de cursos superiores de várias áreas. A meta é chegar a 101.000 bolsas concedidas até 2015.

Saiba mais sobre o programa no site www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Fontes: MEC e Universia

Top