Programa Empresa Cidadã: Cadastro, Como Aderir

PUBLICIDADE
programa empresa cidadã cadastro, como aderir

Toda empresa precisa ter visão no mercado para que possa ser beneficiada com crescimento, por isso são lançados programas que colaboram com o desenvolvimento e sucesso empreendedor dos pequenos negócios. É importante que dentro da empresa haja entrosamento entre os trabalhadores e respeito às necessidades dos funcionários.

O Programa Empresa Cidadã, implantado de acordo com Lei nº 11.770 de 2008, tem como objetivo beneficiar empregado e empregador simultaneamente. Através desse projeto, a licença para trabalhadores de empresas privadas foi ampliada, em especial as mulheres que estão prestes a dar a luz.

As empresas que aderiram o programa já estenderam o prazo de licença maternidade para seis meses (180 dias), período em que a mamãe trabalhadora permanece afastada de suas atividades profissionais e recebe sua remuneração normalmente. Os benefícios do Programa Empresa Cidadã são muitos e revelam a preocupação que existe com o bem estar do trabalhador.

PUBLICIDADE

A ampliação da licença-maternidade deixou de ser uma realidade apenas nas instituições pública, agora as trabalhadoras do setor privado também podem contar com esse benefício. O abatimento dessa extensão será feito com o Imposto de Renda recolhido pela receita.

As corporações interessadas em participar do Empresa Cidadã, devem se cadastrar no site da Receita Federal. O projeto em vigor só trará benefícios para a sociedade, como a relação amigável entre empregado e empregador. Apesar da ampliação da licença-maternidade ser uma medida favorável, poucas são as empresas com condições financeiras o suficiente para arcar com os gastos.

Segundo algumas análises da Receita Federal, somente as grandes corporações brasileiras serão capazes de aderir o Programa Empresa Cidadã (por volta de 150 mil companhias), onde estão concentrados 50% dos trabalhadores brasileiros. Empresas do Simples Nacional ou com uma margem de lucro baixa ainda não podem participar do programa.

As trabalhadoras que desejam ampliar o prazo de licença maternidade devem comunicar a empresa até 30 dias depois do nascimento do bebê. A prorrogação será depois abatida no imposto de renda. O Programa Empresa Cidadã SP está se tornando cada vez mais visível no estado e contribuindo com as funcionárias de empresas privadas.

Leia também:

2 Comentários

  • queria saber como eu posso aderi esse programa pois a empresa onde trabalho não aderi…e ja estou quase perto de tirar licença

  • oie, estou gravida de 7 meses e vou ganhar no começo de agosto..trabalho em uma fabrica de calçados e por morar distante da familia e não conhecer muito da cidade queria receber o 6 meses e licença..mais a fabrica onde trabalho ñ aderiu a essa lei..estou correndo atrás pra vê se eu consigo..tem como vcs me ajudarem?
    desde já agradeço e aguardo anciosa pela resposta
    joceane

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.