Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab): entenda

Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab): entenda

Nos últimos tempos, o Brasil tem procurado soluções para acabar com a falta de médicos. Alexandre Padilha, Ministro da Saúde, tem elaborado diferentes estratégias…

Por Isabella Moretti em 03/07/2013

Nos últimos tempos, o Brasil tem procurado soluções para acabar com a falta de médicos. Alexandre Padilha, Ministro da Saúde, tem elaborado diferentes estratégias para suprir a demanda de profissionais do SUS, principalmente nas regiões mais pobres.

O PROVAB tem como objetivo incentivar o trabalho dos médicos no Brasil. (Foto:Divulgação)

A vinda de médicos cubanos para o Brasil é uma das ideias de Padilha para melhorar o sistema de saúde. No entanto, os profissionais brasileiros estão se queixando desta abertura, pois a medida não resolve os problemas estruturais dos postos e hospitais.

Outra aposta do Ministério da Saúde para aumentar o número de médicos atuando no Brasil é o PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica).

O que é o PROVAB?

O PROVAB é uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem como objetivo levar médicos às localidades com maior carência deste tipo de serviço. Em resumo, o programa é uma tentativa de levar médicos para o interior.

Lançado em dezembro de 2012, o PROVAB ainda é uma iniciativa que busca despertar o interesse dos recém-formados em Medicina. O programa espera aumentar o seu número de participantes e suprir as necessidades das unidades básicas de saúde.

O médico recém-formado faz pós-graduação em saúde da família. (Foto:Divulgação)

Para participar do PROVAB, o médico precisa participar do curso de pós-graduação em saúde da família, com duração de um ano. Neste ano de 2013, a bolsa federal do programa foi de R$ 8 mil mensais. Os profissionais que participarem do programa terão as atividades supervisionadas por uma instituição de ensino.

Se o médico do PROVAB cumprir com todas as suas responsabilidades e for bem avaliado, ele garante 10% de bonificação no exame de residência médica. Se ele for aprovado no processo seletivo, a sua vaga é garantida para o ano seguinte ao PROVAB.

Os médicos participantes do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica podem entrar em contato pelo telefone 0800 644 6543 para esclarecer dúvidas sobre procedimentos e diagnósticos. O serviço é gratuito e conta com uma equipe composta por especialistas em Medicina da Família e Comunidade.

3895 médicos participam do PROVAB no Brasil. (Foto:Divulgação)

Atualmente, 3895 médicos participam do PROVAB no Brasil, trabalhando em 1.287 municípios com regiões de difícil acesso. Apesar do grande número de participantes, 41% dos municípios do Nordeste não atraíram médicos pelo programa.

Novidades no Provab

O Ministério da Saúde anunciou que o PROVAB vai oferecer um salário de 10 mil reais aos médicos estrangeiros e brasileiros. As regras que acrescentam 2 mil reais ao valor da bolsa mensal ainda não foram definidas, mas tudo indica que a quantia será fixa independente da região.

Top