Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional: inscrições

O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) está com inscrições abertas. Podem participar da iniciativa os professores de matemática que…

O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) está com inscrições abertas. Podem participar da iniciativa os professores de matemática que tenham concluído o curso de graduação.

Os professores de matemática podem disputar mais de 1500 vagas de mestrado. (Foto:Divulgação)

Bolsa para mestrado em Matemática

O Profmat é uma ótima opção para quem procura bolsas de mestrado em matemática. Nesta edição de 2013, o programa está com uma oferta de 1.570 vagas.

O mestrado gratuito em matemática é semipresencial e tem duração de dois anos. Vale ressaltar que o programa Profmat procura conciliar a carga horária com as atividades de cada docente.

As vagas de mestrado gratuito para professores 2013 estão sendo oferecidas por 59 instituições federais e estaduais de ensino superior. As universidades integram a UAB (Universidade Aberta do Brasil). Das oportunidades ofertadas pelo Profmat, 80% pretendem beneficiar os professores da rede pública e o restante (20%) contempla docentes da rede particular de ensino.

Os mestrandos não pagarão nada para participar dos cursos e ainda podem solicitar uma bolsa de R$ 1,5 mil.

Inscrições Profmat 2013

Inscrições permanecem abertas até o dia 5 de julho. (Foto:Divulgação)

O Profmat está com inscrições abertas de 1º de junho a 5 de julho. Os interessados no mestrado de matemática devem preencher o formulário via internet, informando dados pessoais, de formação acadêmica e atuação profissional. O valor da taxa para se inscrever é de R$ 47,00.

Acesse o site PROFMAT para se inscrever no mestrado profissional de matemática. Para mais informações, consulte o edital.

Provas e datas Profmat 2013

O processo seletivo Profmat consiste na realização de um exame composto por 40 questões de múltipla escolha, marcado para o dia 31 de agosto. Entre os itens que serão avaliados, vale ressaltar Proporcionalidade e Porcentagem, Equações do Primeiro Grau, Equações do Segundo Grau, Teorema de Pitágoras, Áreas, Razões Trigonométricas, Métodos de Contagem, Probabilidade e Noções de Estatística.

Os resultados preliminares do exame serão divulgados até o dia 30 de setembro. Os pedidos de revisão poderão ser feitos nos dias 1 e 2 de outubro. A publicação dos resultados definitivos acontecerá até 15 de outubro. As matrículas acontecerão entre outubro, novembro e dezembro.

Os professores inscritos vão participar de uma prova. (Foto:Divulgação)

Sobre o PROFMAT

O PROFMAT é uma pós-graduação stricto sensu em Matemática, reconhecida pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O principal objetivo da iniciativa é fazer com que o professor do Ensino Básico aprofunde os seus conhecimentos.

Grandes instituições são associadas ao PROFMAT, como UFMT, UFMS, UTFPR, UEL, UFPR, UFRN, UFF, UERJ, UFBA, USP, UFPI, UFSCAR, UFABC entre muitas outras.

Top