Programa de intercâmbio Minas Mundi

O Programa de Intercâmbio Minas Mundi vai oferecer neste ano 614 vagas para estudantes da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) para 94 universidades…

O Programa de Intercâmbio Minas Mundi vai oferecer neste ano 614 vagas para estudantes da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) para 94 universidades estrangeiras. A iniciativa, que é coordenada pela Diretoria de Relações Internacionais da instituição, visa agregar experiência internacional a formação acadêmica dos alunos.

Pré-requisitos para inscrição

O programa é coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. (Foto: Divulgação).

Interessados em fazer a inscrição no Programa Minas Mundi devem estar regularmente matriculados em um dos cursos de graduação indicados no edital e ter concluído ao menos 20% dos créditos exigidos para a integralização curricular.

Veja também: Intercâmbio em Londres 2013 – agências e onde estudar.

O edital também especifica que os candidatos devem apresentar o certificado de proficiência solicitado pela instituição de destino. Lembrando que o prazo para a inscrição começa na próxima semana e vai de 15 a 19 de abril. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela internet, através do portal Minha UFMG.

Etapas de seleção

Os candidatos serão submetidos a análise documental e arguição oral. (Foto: Divulgação).

Primeiramente, os alunos interessados em participar do Programa de Intercâmbio Minas Mundi 2013 serão submetidos à análise documental, que será realizada pela DRI (Diretoria de Relações Internacionais). Nesta edição, diferentemente das demais, não é necessário que o estudante tenha RSG acima de 3,0. Todavia, o rendimento acadêmico continuará sendo levado em conta no momento da seleção.

Saiba como fazer intercâmbio entre universidades brasileiras.

As inscrições no programa devem ser feitas entre os dias 15 e 19 de abril. (Foto: Divulgação).

Os candidatos aprovados nesta primeira etapa passarão por arguição oral e serão avaliados por uma comissão examinadora designada pelo Reitor. Lembrando que os alunos selecionados terão a disposição um montante de R$1,5 milhão, que será distribuído pelo Fundo de Apoio a Intercâmbio Internacional Discente da UFMG, constituído pela DRI em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação e a Fump (Fundação Universitária Mendes Pimentel).

Leia Também:  Prouni 2016: MEC divulga primeira lista de aprovados

Para receber o auxílio, é necessário atender a alguns pré-requisitos socioeconômicos, os quais serão avaliados pela Fump em chamada especial.

Se você é estudante da UFMG e sonha com a possibilidade de fazer intercâmbio não deixe de participar do programa. Inscreva-se e boa sorte!

Top