Programa de Aperfeiçoamento de Idiomas SP

Programa de aperfeiçoamento de idiomas SP: Com o progresso com a tecnologia e com as empresas se expandindo cada vez mais e outras e outras…

Programa de aperfeiçoamento de idiomas SP: Com o progresso com a tecnologia e com as empresas se expandindo cada vez mais e outras e outras internacionais se instalando aqui ano Brasil, surge a necessidade de sabermos outros idiomas e claro ser fluentes. Para isso existem programas de aperfeiçoamento. O Programa de Aperfeiçoamento de Idiomas foi lançado oficialmente pelo governador José Serra no dia 12 de janeiro e promete melhorar a educação pública desde 2010.

Programa de Aperfeiçoamento de Idiomas SP (Foto Ilustrativa)

Programa de Aperfeiçoamento de Idiomas SP

O novo projeto, o programa de aperfeiçoamento de idiomas SP, visa promover cursos de idiomas gratuitos em SP, facilitando o acesso dos estudantes paulistas a línguas estrangeiras como espanhol, inglês e francês. Na grade curricular já temos a presença da língua inglesa, mas a tendência é que nos próximos anos as aulas se tornem mais abrangentes e realmente transmitam conhecimentos aos alunos.

Leia mais informações sobre: BOLSAS PARA CURSOS DE IDIOMAS

Apoio para realizar o projeto

Entidade ajudou o programa durante sua existência (Foto Ilustrativa)

Para que os municípios possam promover o Programa de Aperfeiçoamento de Idiomas, será necessário o apoio do CEL (Centro de Estudos de Línguas), uma escola pública de idiomas que já mantém unidades instaladas em alguns municípios paulistas. O novo projeto tem como meta beneficiar mais de 650 mil estudantes.

Sobre o programa

Alunos da rede pública estadual paulista devem se inscrever no Programa de Aperfeiçoamento em Idiomas da Secretaria da Educação. Com investimento de R$ 296 milhões, o programa oferece um total de 300 mil vagas para cursos gratuitos de inglês, espanhol e francês em 586 escolas de idiomas particulares conveniadas com o Governo do Estado de São Paulo. As vagas são destinadas aos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, que podem se inscrever nas escolas onde estão matriculados. Lançado este ano pelo Governo do Estado, a proposta do programa é ampliar o ensino gratuito de língua estrangeira aos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, residentes em cidades com mais de 50 mil habitantes. Desde 2011, serão atendidos todos os estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Médio em todos os municípios do Estado.

Programa preparava jovens para o mercado de trabalho (Foto Ilustrativa)

O Governo do Estado de São Paulo acredita que o número de inscritos no programa poderá ultrapassar o limite e, caso isso aconteça, as escolas particulares de idiomas credenciadas a Secretaria da Educação devem auxiliar os estudantes nas aulas. O fato é que, todos os estudantes paulistas da rede pública de ensino terão a oportunidade de aprender uma língua estrangeira. Ao estudar numa escola credenciada, a despesa mensal não será maior do que  R$ 100.

Leia Também:  Curso de idiomas UEMS - Campo Grande 2016

Leia mais informações sobre: CURSO GRÁTIS DE IDIOMAS SP: INGLÊS, ESPANHOL, FRANCÊS

Aulas ajudam no currículo de alunos do ensino médio

As aulas gratuitas de língua estrangeira são complementares na formação dos alunos que estão cursando o 2º e 3º ano do Ensino Médio, o novo programa prevê investimentos para melhorar o preparo dos professores e também os recursos didáticos que facilitam a aprendizagem de um outro idioma. Os cursos serão adicionais, ou seja, farão um aprofundamento do conteúdo.

Aprender idioma ainda na escola é uma forma de preparar jovens para o primeiro emprego (Foto Ilustrativa)

Quanto ao formato do curso de idiomas do Centro de Línguas, serão dois módulos com 40 horas de duração cada. As primeiras aulas do projeto já estão em andamento em duas cidades paulistas (Sorocaba e Jundiaí), um meio de testar o potencial do programa e avaliar os resultados positivos. Em breve, outros municípios abrirão inscrições para os cursos gratuitos de idiomas.

Top