Programa de Aperfeiçoamento de Ensino USP

  Programa de Aperfeiçoamento de Ensino USP: Apenas uma faculdade hoje, não basta! Precisamos sempre estar procurando aperfeiçoar os nossos conhecimentos para não ficar…

 

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino USP: Apenas uma faculdade hoje, não basta! Precisamos sempre estar procurando aperfeiçoar os nossos conhecimentos para não ficar pra trás, a USP oferece para os seus alunos o programa de aperfeiçoamento de ensino, ou seja, pós-graduação.

O aperfeiçoamento de ensino USP visa dar ao aluno uma base mais ampla sobre a área em que escolheu para atuar no mercado de trabalho, também é possível fazer cursos de extensão de mestrado e doutorado, anualmente a USP abre inscrições para o PAE (Programa de Aperfeiçoamento de ensino). Quem quiser pode estar se informando na própria entidade em que estuda.

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado.

Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.

A Etapa de Preparação Pedagógica assume diferentes características de acordo com a forma como a Unidade de Ensino a estrutura, podendo ser encontrada em três modalidades:

a) uma disciplina de Pós-Graduação oferecendo créditos, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior;
b) conjunto de conferências, com especialistas da área de Educação, condensadas num tempo menor, tendo como tema as questões do Ensino Superior;
c) núcleo de atividades, envolvendo preparo de material didático, discussões de curriculum, de ementas de disciplinas e planejamento de cursos, coordenadas por professores.

Quanto à Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, esta é realizada especificamente em disciplinas de graduação, devendo o interessado se inscrever na Unidade de Ensino da área de conhecimento pertinente ao seu curso.

Leia Também:  Cursos e oficinas gratuitas - Ribeirão Preto 2012

Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, os participantes que obtêm aproveitamento satisfatório têm direito a um certificado e, a critério da Comissão de Pós-Graduação, poderão receber créditos pela atividade.

O Programa é opcional aos alunos de Pós-Graduação da Universidade, exceto àqueles que são contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES, cujo regulamento solicita a realização de estágio.

Há também uma relação de informações bem grande através do site oficial, os programas de pós-graduação na USP podem ser encontrados disponíveis nas seguintes áreas:

  • Ciências Agrárias
  • Ciências Biológicas
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Humanas
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Engenharias
  • Lingüística. Letras e Artes
  • Ensino e Multidisciplinar

Aqui vamos disponibilizar pra vocês em arquivo PDF a lista completa com todos os programas oferecidos pela pós-graduação na USP, assim você pode ter acesso a lista dos cursos, detalhes sobre os mesmos também podem estar sendo encontrados no site oficial da universidade. Também no site oficial na parte das Diretrizes do PAE você encontra informações sobre a oferta de estágios supervisionados USP.

Se você deseja fazer inscrições para a PAE 2010 na USP, saiba que o edital com as informações necessárias também já foi disponibilizado pela entidade, também em formato PDF, faça o download agora mesmo e fique por dentro de como estar participando do PAE da USP para este ano.

Agora você já pode estar participando dos cursos de aperfeiçoamento PAE- USP, para isso antes é preciso que passe pelo processo de seleção, por isso estamos desejando boa sorte a todos os nossos leitores e interessados em participar do PAE. Não deixem de fazer as suas inscrições e se aperfeiçoar!

Leia Também:  MEC muda regras e Pronatec com bolsas para cursos a distância

Top