Programa Bolsa Verde – Como fazer o cadastro

Famílias de baixa renda que moram em áreas que são de relevância para a conservação ambiental, são beneficiados com o programa Bolsa Verde. O programa serve como um incentivo para que essas famílias continuem vivendo de forma sustentável no território onde moram.

Programa Bolsa Verde oferece valor para famílias de baixa renda (Foto: Divulgação)

Quanto o programa oferece?

O programa Bolsa Verde oferece às famílias um valor de R$ 300 reais, que é liberado a cada três meses pelo período de 2 anos e pode ser renovado. Mas para que as famílias tenham direito é preciso que usem a terra e tudo que nela existe de forma sustentável, dentro das regras que o programa exige.

Tem direito ao programa famílias de baixa renda (Foto: Divulgação)

Quem tem direito ao programa

O programa foi criado pelo Brasil sem Miséria e é oferecido para pessoas que promovem atividades de maneira sustentável usando recursos naturais em locais como: Reservas Extrativistas, Florestas Nacionais, Reservas de Desenvolvimento Sustentável federais e Assentamentos Ambientalmente Diferenciados da Reforma Agrária. Também podem ser beneficiados pelo programa populações indígenas e quilombolas, entre outras comunidades tradicionais.

As famílias que prestam esses serviços de preservação, também estão beneficiando a comunidade, pois o planeta e o meio ambiente é de todos nós.

Programa Baixa Renda beneficia moradores em áreas de preservação ambiental (Foto: Divulgação)

Objetivos do programa Bolsa Verde

O Programa Bolsa Verde foi criado no ano de 2011 e tem como objetivos:

1) incentivar a conservação dos ecossistemas (manutenção e uso sustentável),

2) promover a cidadania e melhoria das condições de vida,

3) elevar a renda da população em situação de extrema pobreza que exerça atividades de conservação dos recursos naturais no meio rural, e

4) incentivar a participação dos beneficiários em ações de capacitação ambiental, social, técnica e profissional.

Pessoas que são cadastradas nos programas do Governo são as beneficiadas com o Bolsa Verde.

Famílias podem se inscrever desde que se encaixem nos requisitos do programa (Foto: Divulgação)

Como se inscrever no Programa Bolsa Verde

Para se inscrever no Programa Bolsa Verde é preciso se encaixar dentro dos requisitos do programa e procurar o setor responsável em seu município para efetuar o cadastro. Depois o Ministério do Meio Ambiente faz a seleção das famílias que se encaixam no programa e que podem receber o auxílio trimestral. A seleção é feita através dos dados informados pela Prefeitura no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

Se a família estiver dentro dos requisitos e for uma das selecionadas passará a receber o auxílio, ajuda do programa, de três em três meses. O recebimento deverá respeitar a data de pagamento do calendário Bolsa Família.

Esse é mais um projeto do Governo Federal para que o meio ambiente possa se manter preservado em zonas onde ele se faz necessário e famílias que residem nos locais vivem de forma sustentável sem agredir o meio em que vivem. Se você conhece alguma família, ou até mesmo faz parte de alguma delas que mora em áreas de preservação, então faça seu cadastro para ter direito ao benefício trimestral para ajudar nas despesas. Para maiores informações sobre o programa Bolsa Verde entre em contato com a Caixa no link.

Reply