Programa Banda Larga 0800

PUBLICIDADE
Criado pelo Ministério das Comunicações, o projeto vai disponibilizar o acesso gratuito a alguns sites, por meio da banda larga móvel

Nos próximos meses, deve entrar em vigor o Programa Banda Larga 0800, idealizado pelo Ministério das Comunicações, que tem o objetivo de popularizar cada vez mais o acesso gratuito à internet através de dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets, sem que o usuário precise contratar algum plano de dados, modelo adotado atualmente pelas operadoras.

O BL 0800, como também está sendo chamado o projeto, vai passar por um período de testes na cidade-satélite de São Sebastião, no Distrito Federal. As operadoras de telefonia celular parceiras do programa, que são a TIM, Vivo, Claro e Oi, distribuirão 80 kits contendo smartphone Samsung Galaxy Y, habilitado no plano Infinity Pré, para  pessoas selecionadas pelo Governo do Distrito Federal.

Elas vão testar o projeto durante 15 dias, acessando o site http://bandalarga.0800.br/, onde estão disponíveis diversos serviços e informações.

PUBLICIDADE

Costuma viajar muito? Internet gratuita e ilimitada disponível em aeroportos brasileiros

Como funcionará

Os usuários poderão acessar sites parceiros do programa sem pagar nada, usando a internet móvel em celulares e tablets

Com o Programa Banda Larga 0800, os usuários da telefonia celular poderão acessar diversos sites sem pagar nenhum centavo pela conexão à internet, desde que aquela página esteja cadastrada no programa. O serviço vai funcionar de forma similar às ligações para os números 0800, nas quais você não paga nenhuma tarifa.

Para facilitar a identificação dos sites que não cobrarão pelo acesso, eles deverão ter a extensão “0800.br”, domínio que ainda não está disponível para uso comercial.

Conheça o Open Garden: Acesso móvel à internet gratuitamente

PUBLICIDADE

Sites que poderão disponibilizar o serviço

Sites de órgãos públicos e e-commerce deverão ser os primeiros a disponibilizar a banda larga 0800

A expectativa é de que diversos serviços que já são oferecidos pelo governo através da internet passarão a ter a alternativa de acesso por meio do BL 0800, sem que você não pague nada para a utilização, quando acessá-los usando a banda larga móvel.

Entre os possíveis serviços que terão acesso gratuito estão a marcação de consultas na rede pública de saúde, a busca por vagas de emprego e a verificação dos horários das linhas de ônibus da sua cidade, por exemplo, lembrando que nada ainda foi definido pelo governo.

PUBLICIDADE

Além dos órgãos públicos, outros potenciais parceiros do programa são os sites de comércio eletrônico, que poderão criar sites gratuitos para que você consulte preços de produtos e até mesmo faça a compra usando a internet móvel do seu celular, sem pagar nada pela conexão.

Fonte: Ministério das Comunicações

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.