Profissões que mais Cresceram na Pandemia e vão bombar 2021

PUBLICIDADE

A pandemia de coronavírus mudou muito a realidade do mercado de trabalho, trazendo destaque para algumas profissões que mais cresceram e vão continuar bombando em 2021

Mais do que o crescimento do home office, quem acompanha as tendências aposta na expansão de forma acelerada das profissões relacionadas à tecnologia e para o reconhecimento de funções que antes eram desvalorizadas. É importante destacar também que a covid-19 trouxe mudanças profundas no comportamento dos profissionais. 

Continue lendo para saber quais são as profissões que mais cresceram na pandemia e que vão se destacar no próximo ano.

PUBLICIDADE

CTO – Chief Technology Officer

Trata-se do diretor técnico responsável por cuidar de todas as ações que dizem respeito à infraestrutura tecnológica de uma empresa.

Designer digital

Outro destaque é a profissão de designer digital que projeta, usando criatividade e técnica, soluções mais funcionais para telas de dispositivos diversos.

Gerente de TI (tecnologia da informação)

Mais uma das profissões que mais cresceram na pandemia e que vai continuar crescendo é a de Gerente de TI. Entre as funções desse profissional está a de elaborar, de tempos em tempos, o planejamento estratégico de TI da empresa para contribuir na estratégia corporativa.

Gestor de mídias sociais

Profissional encarregado pela imagem, pelo relacionamento e engajamento e pela prospecção de uma empresa nos canais digitais. Deve estrategicamente as possibilidades de negócios por meio de sites e redes sociais.

Data Science

Para entender melhor para que serve um profissional de Data Sciense, é importante entender o que é o Big Data, um conjunto massivo e complexo de dados que mesmo sendo difíceis de se processar são muito valiosos.

É com esse tipo de informação, por exemplo, que grandes empresas de tecnologia conseguem se destacar e diferenciar no mercado e nos tipos de publicidade que realizam.

PUBLICIDADE

Com uma produção cada vez maior de informações, a área responsável por estudá-las e analisá-las tem crescido com mais demandas.

Fazem parte dos times de Data Science:

  • Analistas de dados;
  • Desenvolvedores;
  • Administradores.

Assistente de mídias sociais

Para quem gosta de pesquisar marcas ou mercados competitivos. Executa campanhas nos sites e nas redes sociais, entre outras funções, a partir da estratégia definida pelo gestor.

Profissional de cibersegurança

Nesse caso, entre as funções que podem ser desempenhadas estão as de pentester (responsável por testar a rede de vulnerabilidades de uma organização), desenvolvedor de software de segurança, auditor de segurança, arquiteto de segurança, gerente de produto e diretoria de governança de dados.

Profissionais da área da saúde mental

Aqui entram profissionais como psicólogos e psiquiatras, que são necessários para auxiliar no combate às doenças que afligem as pessoas no século 21: síndrome de Burnout, transtorno de ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

Instrutores de ioga, de meditação e terapeutas holísticos

Destaque também para profissionais que ajudam no equilíbrio energético, mental e emocional de cada pessoa.

Profissionais da área da saúde 

Técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos especialistas em infectologia e virologia. Vale ressaltar que a pandemia do coronavírus foi a maior dos últimos cem anos, mas outras já ocorreram e, segundo especialistas, o mundo não está livre de novas ocorrências.

Biotecnólogo 

Desenvolve e aplica tecnologias em diferentes áreas. Além disso, pesquisa os efeitos de medicamentos e substâncias químicas e estuda sobre o melhoramento genético.

Consultor financeiro

Um consultor financeiro presta serviços financeiros a pessoas físicas e jurídicas, com base na situação financeira do cliente.

Profissional de RH

Essencial para as empresas, acompanha as tendências do mercado. Também seleciona, treina e desenvolve pessoas, gere o clima organizacional e faz o papel de conciliador entre colaboradores e empresa.

Analista de Customer Experience

Busca novos canais de comunicação para oferecer aos consumidores. Está entre as profissões que mais cresceram na pandemia porque seu papel facilita a aquisição, impulsiona a fidelidade e melhora a retenção de clientes.

Especialista em Sustentabilidade 

Profissional que pensa estratégias destinadas às pessoas, aos processos e à tecnologia com impacto positivo no ambiente. Ao mesmo tempo, mantêm a empresa competitiva no mercado.

Motorista e motoboy 

Como estamos acompanhando durante a pandemia, profissões foram aquecidas pelos aplicativos de transporte, pelas entregas em domicílio e pelo mercado brasileiro de logística e transporte privado de passageiros. É preciso saber técnicas de atendimento ao cliente e de negociação.

Competências das profissões que mais cresceram

Caso você queira se destacar no mercado de trabalho em 2021 é importante saber quais são as habilidades necessárias. Especialistas ainda elencaram 10 competências fundamentais para o futuro de um profissional. 

Confira quais são elas:

  • Resolução de problemas complexos
  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Gerenciamento de pessoas
  • Coordenação com os outros (atuar de forma compartilhada)
  • Inteligência emocional
  • Discernimento e tomada de decisão
  • Orientação de serviço (reconhecer as necessidades do cliente ou usuário antes que elas ocorram)
  • Negociação
  • Flexibilidade cognitiva (disposição para aprender)

 

O que você achou das profissões que mais cresceram com a pandemia e que vão continuar com destaque em 2021? Deixe o seu comentário.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.