O trabalho, além de ser um meio de sustento, ainda pode trazer muitas alegrias, satisfações pessoais e prazer, principalmente para aqueles que são apaixonados pelo que fazem e que não trocariam nunca a sua profissão por férias eternas.
Mesmo trabalhando no emprego dos sonhos, muitas vezes não há como fugir do cotidiano corrido e dos estresses diários que acabam se acumulando e tornando a vida no trabalho um pouco mais complicada. Além das dificuldades diárias, ainda há profissões que por si só já são bem mais estressantes que outras, e por isso, o site norte-americano CareerCast realizou uma grande pesquisa para detectar quais são as profissões mais estressantes e o porquê destes profissionais se sentirem mais carregados com o peso do trabalho.
Para realizar o estudo, a CareerCast levou em conta diversos fatores como o risco de morte e doenças, a competitividade, a pressão, prazos, viagens, entre outros critérios que foram minuciosamente avaliados. Confira quais são as profissões consideradas mais estressantes em 2012:
10- Motorista de táxi
9- Fotojornalista
8- Executivo sênior
7 -Executivos de relações públicas
6- Coordenador de eventos
5- Policial
4- General Militar
Os militares já passam por grande pressão só por lidar com a guerra. Além disso, eles ainda são responsáveis por traçar planos, coordenar tropas, decidir estratégias com extrema rapidez, além de se esforçar ao máximo para não perder nenhuma vida durante alguma missão.
3- Piloto de Avião
Em 2011, os pilotos de avião lideraram a lista de profissionais estressados, isso porque além de ter que tomar muito cuidado ao controlar uma máquina tão grande e perigosa quanto um avião, eles ainda precisam zelar pela vida de seus passageiros, manter os horários dos voos, trabalhar por muitas horas seguidas e controlar possíveis problemas no ar.
2- Bombeiros
Os Bombeiros figuram na segunda posição dos trabalhos mais estressantes por motivos bem óbvios. Além da pressão para salvar vidas e de minimizar danos a possíveis vítimas, eles ainda precisam lutar contra o tempo, precisam tomar decisões rápidas que podem levar ao sucesso ou não, além de terem que arriscar a própria vida e lidarem com a frustração de perder uma vida.
1- Soldado Alistado
Os soldados estão sempre apreensivos ao risco de morte iminente, além de sofrerem muitas pressões por parte da corporação, muito estresse e insegurança. No último ano, os soldados americanos apresentaram um índice alarmante de estresse.