Profissões mais estressantes: quais são

O trabalho, além de ser um meio de sustento, ainda pode trazer muitas alegrias, satisfações pessoais e prazer, principalmente para aqueles que são apaixonados…

Por Editorial MDT em 11/02/2012

Profissões mais estressantes (Foto: Divulgação)

O trabalho, além de ser um meio de sustento, ainda pode trazer muitas alegrias, satisfações pessoais e prazer, principalmente para aqueles que são apaixonados pelo que fazem e que não trocariam nunca a sua profissão por férias eternas.

Mesmo trabalhando no emprego dos sonhos, muitas vezes não há como fugir do cotidiano corrido e dos estresses diários que acabam se acumulando e tornando a vida no trabalho um pouco mais complicada. Além das dificuldades diárias, ainda há profissões que por si só já são bem mais estressantes que outras, e por isso, o site norte-americano CareerCast realizou uma grande pesquisa para detectar quais são as profissões mais estressantes e o porquê destes profissionais se sentirem mais carregados com o peso do trabalho.

Para realizar o estudo, a CareerCast levou em conta diversos fatores como o risco de morte e doenças, a competitividade, a pressão, prazos, viagens, entre outros critérios que foram minuciosamente avaliados. Confira quais são as profissões consideradas mais estressantes em 2012:

10- Motorista de táxi

9- Fotojornalista

8- Executivo sênior

7 -Executivos de relações públicas

6- Coordenador de eventos

5- Policial

General Militar (Foto: Divulgação)

4- General Militar

Os militares já passam por grande pressão só por lidar com a guerra. Além disso, eles ainda são responsáveis por traçar planos, coordenar tropas, decidir estratégias com extrema rapidez, além de se esforçar ao máximo para não perder nenhuma vida durante alguma missão.

Piloto de Avião (Foto: Divulgação)

3- Piloto de Avião

Em 2011, os pilotos de avião lideraram a lista de profissionais estressados, isso porque além de ter que tomar muito cuidado ao controlar uma máquina tão grande e perigosa quanto um avião, eles ainda precisam zelar pela vida de seus passageiros, manter os horários dos voos, trabalhar por muitas horas seguidas e controlar possíveis problemas no ar.

Bombeiros (Foto: Divulgação)

2-  Bombeiros

Os Bombeiros figuram na segunda posição dos trabalhos mais estressantes por motivos bem óbvios. Além da pressão para salvar vidas e de minimizar danos a possíveis vítimas, eles ainda precisam lutar contra o tempo, precisam tomar decisões rápidas que podem levar ao sucesso ou não, além de terem que arriscar a própria vida e lidarem com a frustração de perder uma vida.

Soldado Alistado (Foto: Divulgação)

1- Soldado Alistado

Os soldados estão sempre apreensivos ao risco de morte iminente, além de sofrerem muitas pressões por parte da corporação, muito estresse e insegurança. No último ano, os soldados americanos apresentaram um índice alarmante de estresse.

Top