Profissionais inseguros: o que fazer

A insegurança limita o profissional. Aquele sentimento de impotência que coloca em dúvida o seu trabalho e a reação dos colegas com relação a…

Por Élida Santos em 13/03/2012

A falta de qualficação profissional causa insegurança (Foto: Divulgação)

A insegurança limita o profissional. Aquele sentimento de impotência que coloca em dúvida o seu trabalho e a reação dos colegas com relação a sua postura, faz de você um pessoa insegura, que às vezes deixa de tomar uma atitude por medo. Os problemas relacionados a autoestima e falta de conhecimento sobre o assunto tratado diariamente no ambiente de trabalho são determinantes para deixar um profissional inseguro.

Se você se enquadra nesse cenário o primeiro passo para acabar com essa postura de contensão é entender de onde vem essa insegurança. Nos casos de falta de conhecimento é mais simples, basta buscar qualificação, ler sobre o assunto que é recorrente no seu trabalho e perguntar para os colegas mais experientes como cada função deve ser desempenhada.

A segurança é fundamental para o seu desenvolvimento profissional (Foto: Divulgação)

Agora, se você tem qualificação mais que suficiente para ser um excelente profissional, mas mesmo assim fica com medo de expor o que sabe em uma reunião por causa da insegurança, pode ser que o seu problemas seja de baixa-estima. Comece a tentar vencer esse medo em pequenos conflitos do dia a dia. Por exemplo, se perguntarem sua opinião sobre o cardápio do dia diga a verdade e sugira algo diferente se tiver dificuldade de comer o alimento servido.

Não tenha medo de expor suas opniões (Foto:Divulgação)

A insatisfação profissional também traz insegurança para algumas pessoas. Isso acontece porque quando você está infeliz com o ambiente de trabalho sua capacidade não é 100% aplicada no que faz, com isso suas atividades sempre são colocadas a prova por você mesmo, justamente porque sabe que não se empenhou como poderia. Só você pode mudar essa situação. Procure uma atividade mais prazerosa para exercer. Não tenha medo da mudança, pode ser que ela lhe traga mais segurança profissional.

A insegurança faz parte de um perfil pessoal e para que ela não te prejudique é fundamental assumir sua existência. Se tiver dificuldades em superá-la ou controlar esse sentimento, busque ajuda profissional com um especialista em carreira ou um psicólogo. Entenda o quanto é importante saber lhe dar com esse defeito e não faça dele uma desculpa para justificar o seu fracasso.

Top