Profissão de Arquiteto e Urbanista

A função de um arquiteto é de extrema responsabilidade, pois este profissional projeta, planeja e desenha os espaços que estão livres nas áreas urbanas…

Por Redacao em 20/03/2011

Profissão de arquiteto e urbanista

A função de um arquiteto é de extrema responsabilidade, pois este profissional projeta, planeja e desenha os espaços que estão livres nas áreas urbanas para melhor a qualidade de vida das pessoas que ali vivem, por isso o profissional de arquitetura deve levar em conta alguns aspectos como: técnicos, culturais, estéticos históricos e atualmente os ambientais também. Conheça agora um pouco mais sobre a profissão de arquiteto e urbanista.

A careira de arquitetura une a formação humana e artística com a matemática, engenharia e os cálculos, é uma profissão onde a utilidades e a beleza são muito levadas em consideração. Na organização dos espaços e no desenvolvimento de novos desenhos, estruturas urbanas o profissional é muito importante no crescimento, humanização e racionalização das cidades.

Essa profissão, dentre seus pontos positivos, tem o fato de gerar o crescimento econômico, aumento da classe média, os administradores têm feito alguns investimentos no planejamento urbano, crescimento das cidades de médio porte, há várias oportunidades boas na arquitetura de interiores e planejamento urbano ambiental nas cidades.

Mas como em qualquer profissão a de arquiteto também tem pontos negativos, e ao contrário do que ocorre nas cidades médias, as cidades grandes não apresentam um crescimento tão grande a falta de oportunidades para os arquitetos recém formados tem levados eles a atuar em áreas secundárias assim como projetistas de AutoCAD, em lojas de materiais de construção e em lojas de decoração.

A grande básica do curso de arquitetura é o desenho, cálculos, CAD, plástica e estética, sistemas estruturais, estatísticas, arquitetura estrutural, planejamento arquitetônico, física e hidráulica.

Suas atividades principais são, projetar casa e edifícios funcionais e confortáveis, planejar construções de cidades, espaços comunitários e bairros, reestruturar prédios históricos, criar desenhos industrial e criar objetos e componentes da construção, fazer projetos de parques, jardins e praças, fazer projetos de conforto ambiental em grandes espaços, como industrias, shopping centers e edifícios.

O curso tem a duração de quatro anos e o salário estimado é de R$ 2.000,00 e o mercado está crescendo muito nesta área, mas você pode trabalhar como autônomo nas áreas de construção civil, na indústria de transformação e nas empresas de consultorias.


Top