Produtos que prometem colar pontas duplas

Quando os cabelos não vão bem, as mulheres vão ainda pior. Para elas, poucas coisas são tão desagradáveis e infelizes quanto o aparecimento de…

Quando os cabelos não vão bem, as mulheres vão ainda pior. Para elas, poucas coisas são tão desagradáveis e infelizes quanto o aparecimento de pontas duplas nos fios. Pior, ainda, é quando são triplas! Esse tipo de problema surge como consequência de ressecamento e maus cuidados. É preciso tomar atitudes urgentes pois, daí à frente, a coisa só tende a piorar.

Pontas duplas são como a ponta de um iceberg. Elas são indícios de que o problema pode ser muito maior (Foto: Divulgação)

Os fios de cabelos têm uma estrutura basicamente tripla. Eles são compostos por medula, córtex e cutícula. Esta última é camada mais externa do cabelo. Quando os fios estão desidratados, começam a ressecar e tal situação, se não for remediada com produtos a hábitos adequados, pode chegar a um estágio de fragilidade extrema. As pontas duplas surgem, então, porque as escamas dos fios (na cutícula) ficam abertas. Um único e solitário fiozinho, com uma aparentemente inofensiva ponta dupla, pode nem aparecer. Mas imagine isso em todos os fios. Os cabelos ficam com uma aparência péssima, sem brilho e maciez. O problema é que, quando as pontas duplas surgem, quase nunca isso acontecerá em poucos fios e, sim, na cabeça toda. Pode ser que a mulher não queira cortar os cabelos. Então, ela descobre que existem produtos que prometem colar pontas duplas, ou seja, selar os fios, fazendo com que eles voltem a ser o que eram. Mas será que eles realmente funcionam?

Produtos que selam pontas duplas

Foto microscópica de um fio, com escamas abertas (Foto: Divulgação)

Apenas a título de exemplo, podemos citar duas marcas bastante conhecidas e apreciadas pelas mulheres brasileiras: Dove e Tresemmé. As duas lançaram linhas exclusivas para o tratamento deste problema. Elas possuem, basicamente, shampoo, condicionador, cremes de tratamento, ampolas de vitamina, cremes para pentear, sprays e sérum reparador (o mais importante). As duas linhas ainda não estão à venda, mas estarão, em breve. Elas prometem uma solução para acabar com pontas duplas. Acontece que especialistas afirmam que toda e qualquer solução para pontas duplas é algo temporário. As cutículas serão, sim, seladas; porém, depois de certo tempo, voltarão a abrir. O ideal seria prevenir o aparecimento do problema, tomando os cuidados necessários para que os fios estejam sempre hidratados. Portanto, estes e outros produtos podem, sim, ajudar, mas não para sempre.

Continuar Lendo  Coloração que menos agride o cabelo

Como eliminar pontas duplas, então?

A solução, rápida e indolor, é cortar os fios (Foto: Divulgação)

Para eliminar pontas duplas, é preciso cortar os cabelos. Somente assim será possível resolver o problema. Após isso, a solução é cuidar muito bem dos fios, fazendo hidratações constantes e evitando coisas que o ressequem, como sol, mar, cloro, chapinha, secador e produtos químicos. Ao mesmo tempo, deve-se usar bons produtos, que, agem como coadjuvantes nos cuidados, como as linhas citadas acima ou outras. O ideal para pontas duplas é preveni-las.

Saiba mais sobre os procedimentos preventivos: Pontas duplas: como evitar

Não se preveniu? Então, saiba como tratar: Cabelos com pontas duplas: como tratar, cuidados

Top