Isabella Moretti 08/10/2012 Fotos & Vídeos

Algumas empresas, com o objetivo de reativar os seus produtos no mercado ou até mesmo valorizar novas tendências apostam na mudança do nome. Trata-se de uma estratégia arriscada, mas que quando bem planejada pode ter resultados gratificantes.

Kolynos virou Sorriso. (Foto:Divulgação)

Quando o produto muda de nome, o consumidor a princípio manifesta estranhamento. O fabricante corre o risco de comprometer a credibilidade e a qualidade da marca, além do que tem todo um trabalho de publicidade para informar o público sobre a mudança. Alterar o nome de um produto já disponível no mercado dá trabalho, mas em muitos casos esta transformação é extremamente necessária.

Com a nostalgia está se tornando algo cada vez mais presente na vida do consumidor, algumas empresas estão voltando a adotar os antigos nomes dos seus produtos. O chocolate Lollo, por exemplo, fez sucesso nos anos 80, evoluiu para o Milkybar, mas recentemente voltou para o seu primeiro nome, devido a muitos pedidos dos consumidores.

Saiba mais: Produtos antigos que voltaram a ser produzidos: fotos

Produtos que mudaram de nome

Veja a seguir os casos de alguns produtos que mudaram de nome:

1. Kolynos virou Sorriso
Um caso clássico de produto que mudou de nome é o Kolynos, um creme dental lançado nos Estados Unidos em 1908. A marca foi líder da sua categoria por um bom tempo, mas acabou sendo comprada pela Colgate-Palmolive no final da década de 1990. A fusão fez com que o produto mudasse de nome em 1997, passando a se chamar Sorriso, mas ainda preservando as cores originais.

2. OpenOffice virou LibreOffice
O programa de edição de texto, que substitui o Microsoft Word, ganhou uma nova versão que se chama LibreOffice.

3. Yopa virou Sorvetes Nestlé
A Yopa, uma marca de sorvetes que era propriedade da Nestlé desde 1972, passou a vender os seus produtos com o nome de Sorvetes Nestlé a partir do ano 2000.

4. Biscoitos São Luiz virou Biscoitos Nestlé
Em 1967, a Nestlé comprou a empresa de biscoitos São Luiz, que na época fazia a alegria da criançada na hora do recreio. A marca foi, então, precursora dos principais biscoitos recheados da Nestlé, como Passatempo e Bono.

5. Telefônica virou Vivo
Faz pouco tempo que a Telefônica mudou o seu nome para Vivo. A transformação não alterou funcionalidades, recursos e preços, apenas a nomenclatura de alguns serviços, como é o caso do ‘Vivo Speedy’.

Lollo virou Milkybar e voltou a ser Lollo. (Foto:Divulgação)

6. Lollo virou Milkybar e voltou a ser Lollo
O Lollo, que conquistou os chocólatras dos anos 80, deixou de fazer parte da linha em 1992 e foi substituído pelo Milkybar. Neste ano de 2012, o chocolate nostálgico  da vaquinha voltou a fazer parte da caixa de ‘especialidades’ Nestlé.

7. Hotmail virou Outlook
Com o desgaste da marca Hotmail, a Microsoft resolveu mudar o nome do seu serviço de email para Outlook, fazendo referência ao velho gerenciador de correio eletrônico do Windows.

8. Via Embratel virou Claro TV
O serviço Via Embratel de Televisão passou a se chamar  Claro TV, sem necessariamente alterar os contratos dos clientes.

9. Fusca virou Beetle que voltou a ser Fusca
O Fusca começou a ser importado em 1950 e sua fabricação no Brasil ocorreu até 1990. No ano de 1998 é lançada a nova geração do popular carro da Volkswagen, só que agora com novo design e novo nome: New Beetle. Recentemente a montadora comunicou que o Fusca vai voltar para a linha.

Leia mais: Foto do New Beetle conversível

10. Cadê virou Yahoo
O buscador Cadê, muito usado no final dos anos 90, passou a ser chamado pelo nome da Yahoo.

11. Nanon virou Nan
Embora a sonoridade do nome não tenha mudado muito, a Nestlé usou uma nova nomenclatura para o seu leite em pó modificado para bebês.

Fotos de produtos que mudaram de nome

Outros artigos

Livros em braille – onde comprar

18/05/2011

Livros em braille – onde comprar

O país ainda está longe de ser um exemplo em oferecer acesso (em todos os sentidos) às pessoas portadoras de necessidades especiais, contudo há luzes no fim do t...

Cor de parede de cozinha: como escolher

04/05/2012

Cor de parede de cozinha: como escolher

[caption id="attachment_440358" align="alignnone" width="517" caption="O branco deixa a cozinha maior e transmite a sensação de limpeza."][/caption] Definir a cor...