Produtos para pele seca: dicas

Quem tem a pele naturalmente seca sabe o quanto é trabalhoso deixá-la bonita e macia. Especialmente no inverno, o problema fica ainda pior, podendo…

Quem tem a pele naturalmente seca sabe o quanto é trabalhoso deixá-la bonita e macia. Especialmente no inverno, o problema fica ainda pior, podendo inclusive resultar em coceiras, descamações e até ferimentos. Também existem casos de pessoas que têm a pele normal ou oleosa, mas que percebem uma mudança drástica nos meses frios, constatando um ressecamento constante. O fato é que a cútis que sofre com a falta de oleosidade natural e água deve ser tratada com cosméticos específicos. Veja dicas de produtos para pele seca.

A hidratação deve ser constante (Foto: Divulgação)

Produtos básicos para pele seca

Normalmente, as pessoas cuidam de sua pele com produtos básicos, como hidratantes, tônicos, demaquilantes e afins, ou seja, tais cosméticos fazem parte do dia a dia feminino. Quem tem a pele seca, porém, precisa ter atenção com a composição destes produtos. É muito importante que nenhum deles contenha álcool – o que é bastante comum, nos cosméticos. A substância contribui com a remoção da camada natural de óleo da pele. Isso faz com que ela fique ainda mais ressecada, resultando em ferimentos.

Cremes com ureia e glicerina são indicados para pele seca (Foto: Divulgação)

Ainda sobre os produtos básicos para pele seca, vale destacar os que contêm ureia e glicerina. No caso da ureia, a concentração deve ser de, pelo menos, 10%.

Os sabonetes para pele seca, por sua vez, devem possuir o p.h. neutro. Os valores acima de sete (ou seja, alcalinos) também retiram o manto lipídico da pele. Estes dois detalhes são facilmente identificáveis, por meio dos rótulos dos produtos. Vale lembrar que se destinam ao corpo todo, mas que são muito mais importantes para a pele do rosto, que é ainda mais sensível.

Continuar Lendo  Curso operador de telemarketing Senac SP 2012

Outros produtos e cuidados com a pele seca

Maquiagens também fazem parte da vida de quem tem pele seca. O indicado, neste caso, é evitar os produtos quem têm textura em pó, pois eles podem ficar craquelados, piorando a aparência da pele.

Para hidratar a pele seca, de forma mais profunda, vale a pena investir em óleos de banho. Eles contêm substâncias que criam uma camada protetora na cútis, evitando a perda de água. Use-os, durante o banho. Caso opte pelos cremes, prefira aplicá-los logo após a ducha, evitando a água muito quente (que também resseca mais a pele).

Máscaras caseiras com produtos naturais são ótimas para pele seca (Foto: Divulgação)

Finalmente, vale a pena investir em alternativas naturais para hidratar a cútis. Muitas substâncias não têm a mesma eficácia de um cosmético industrializado, mas são inofensivas e agem como coadjuvantes nos tratamentos. Aposte em máscaras caseiras para pele seca e nunca deixe de tomar ao menos 2 ou 3 litros de água, ao dia.

 

Top