Produtos de beleza vencidos o que fazer?

Saiba tudo sobre produtos de beleza vencidos o que fazer. Quando o prazo de validade de um cosmético espira, alguns cuidados devem ser tomados…

Saiba tudo sobre produtos de beleza vencidos o que fazer. Quando o prazo de validade de um cosmético espira, alguns cuidados devem ser tomados para não colocar a saúde da pele em risco. Isso vale para hidratantes, maquiagens, perfumes, entre outros itens.

Produtos de beleza vencidos o que fazer. (Foto Ilustrativa)

Produtos de beleza vencidos o que fazer. (Foto Ilustrativa)

Provavelmente você já se deparou com algum produto de beleza vencido. Eis que, nesse momento, surge a dúvida: será que o uso pode continuar ou o descarte deve ser imediato? Essa e muitas outras questões serão respondidas ao longo da matéria.

Leia mais: Cosméticos vencidos: como identificar

Produtos de beleza vencidos o que fazer

Muitas pessoas não sabem como lidar com produtos de beleza vencidos o que fazer, especialmente quando o cosmético é caro e muito importante na rotina de beleza. Os especialistas, por sua vez, asseguram que o uso do produto com validade vencida não deve continuar por muitos dias.

Os produtos de beleza são afetados pelo tempo e acabam oxidando. Isso acontece porque ele entra em contato com fatores degradantes, como ar, temperatura elevada e até mesmo a luminosidade.

Prazo adicional de validade

Existe um tempo adicional de validade, mas não extrapole. (Foto Ilustrativa)

Existe um tempo adicional de validade, mas não extrapole. (Foto Ilustrativa)

Quando um produto de beleza vence, ele ainda se encontra em boas condições, afinal, não se estraga de um dia para o outro. O prazo adicional de variedade depende muito da composição da fórmula e do modo de armazenamento.

A validade do cosmético, que aparece claramente na embalagem, não pode ser ignorada. Portanto, o prazo adicional máximo é de 15 dias além da data que aparece no rótulo. Nesse período pós-validade, não há garantia de que os ingredientes do produto vão agir na pele ou no cabelo conforme o esperado. Um creme anti-idade, por exemplo, deixa de exercer efeito rejuvenescedor.

Leia Também:  Usar maquiagem vencida: perigos

Saiba mais: Os perigos da maquiagem vencida

Perigos de usar produto de beleza vencido

Os produtos de beleza vencidos colocam a saúde em risco, especialmente os cremes à base de alfa-hidroxiácidos. Essas substâncias causam irritação na pele, sobretudo quando a cútis já apresenta sensibilidade. Os perigos não param aí e também estão presentes em cosméticos que parecem inofensivos, como colônias, óleos corporais, cremes depilatórios e protetores solares.

Cosméticos vencidos podem causar irritação de pele. (Foto Ilustrativa)

Cosméticos vencidos podem causar irritação de pele. (Foto Ilustrativa)

Quando um cosmético vencido é aplicado na pele, ele pode reagir de forma negativa e desencadear um processo de inflamação. A epiderme sofre, então, com bolinhas, coceira, descamações, vermelhidão e até mesmo ardência. Esses sintomas são típicos de um quadro de dermatite alérgica de contato.

É bem fácil descobrir se um produto de beleza estragou, basta observar as características dele. Em geral, é comum acontecer mudanças no cheiro, na textura e na cor.

Veja também: Prazo de validade de cosméticos: cuidados

Agora você já sabe tudo sobre produtos de beleza vencidos o que fazer. Se você usou um cosmético que passou da validade e irritou a sua pele, procure um dermatologista. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre beleza.

 

Top