Produtos da abelha que são bons para saúde

Conheça os produtos da abelha que são bons para saúde. Você já parou para pensar o quanto uma colmeia tem a oferecer? Pois bem,…

Conheça os produtos da abelha que são bons para saúde. Você já parou para pensar o quanto uma colmeia tem a oferecer? Pois bem, a “casa” das abelhas reúne produtos altamente nutritivos e que contribuem com uma vida mais saudável.

Produtos da abelha que são bons para saúde.

Produtos da abelha que são bons para saúde. (Foto Ilustrativa)

A abelha é um inseto voador bem pequeno, mas que possui uma importância enorme para os seres vivos na Terra. Além de produzir mel, ela também é responsável por outros produtos que fazem bem à saúde, como é o caso do pólen, própolis e da geleia real.

Leia mais: Benefícios do mel para tratar a saúde

☰ CONTEÚDO

Produtos da abelha que são bons para saúde

Confira a seguir os produtos da abelha que são bons para saúde:

Mel

O mel é produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores. Ele é um produto espesso, fluido e com sabor adocicado. Inclui-lo na alimentação é uma forma de reforçar as fontes de nutrientes do organismo, afinal, há grandes quantidades de minerais, enzimas, antioxidantes e probióticos.

Usado para adoçar alimentos e bebidas, o mel se destaca como um produto altamente medicinal. Ele pode ser consumido diariamente como uma forma de prevenir infecções, diarreias, úlceras, problemas gastrointestinais e síndrome do cólon irritável. Suas propriedades também podem ser usadas para tratar gripes e resfriados.

O mel tem muitas propriedades medicinais. (Foto Ilustrativa)

O mel tem muitas propriedades medicinais. (Foto Ilustrativa)

Pólen

O pólen é considerado um superalimento, afinal, é rico em vitamina B6 e possui em sua composição todos os aminoácidos essenciais. Também é considerado uma boa fonte de energia e de proteínas. Algumas pesquisas já comprovaram que o pólen neutraliza os radicais livres, melhora o quadro alérgico, aumenta a fertilidade, contribui com a força e deixa o sistema imunológico mais resistente.

Leia Também:  10 alimentos que diminuem a sensação de fome

Própolis

A colmeia das abelhas é revestida por uma substância protetora, que recebe o nome de própolis. Esse produto é rico em bioflavonóides, portanto, tem efeito antibacteriano, antifúngico e antibiótico. As propriedades medicinais da própolis não param por aí, afinal, ela é ótima para fortalecer a imunidade.

Saiba mais: Própolis e seus benefícios

Geleia real

A geleia real combina mel e do pólen. (Foto Ilustrativa)

A geleia real combina mel e do pólen. (Foto Ilustrativa)

Nos últimos tempos, muito tem se falado a respeito da geleia real, mas poucas pessoas sabem ao certo como ela é produzida. O produto é preparado a partir da combinação do mel e do pólen das abelhas, especialmente as mais jovens. O resultado é uma substância espessa e leitosa, que oferece vários benefícios à saúde.

Já está comprovado que a geleia real tem efeito rejuvenescedor, contribui com a perda de peso, proporciona equilíbrio hormonal, combate problemas menstruais, previne doenças cardíacas e faz bem para a memória. Esse produto da abelha é uma fonte de vitamina B5, aminoácidos, potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês, entre outros nutrientes.

Veja também: Benefícios do mel para pele

Agora você já conhece os produtos da abelha que são bons para saúde. Inclua esses itens no seu cardápio e desfrute de todos os benefícios. Continue no Mundo das Tribos e veja outras publicações sobre saúde.

 

Top