Procon Goiás

O Procon de Goiás é o órgão que todos os cidadãos devem procurar quando quiserem efetuar uma reclamação sobre algum serviço ou produto adquirido…

Por bety em 05/11/2019

O Procon de Goiás é o órgão que todos os cidadãos devem procurar quando quiserem efetuar uma reclamação sobre algum serviço ou produto adquirido de uma empresa ou até mesmo de algum atendimento que recebeu e que violou alguma das leis do Direito do Consumidor. O Procon está presente em todos os estados brasileiros e é um órgão extremamente importante, mas infelizmente nem todos os cidadãos sabem como ele funciona ou qual é a sua função.

Por isso mesmo, pela falta de informação de muitos cidadãos, é que algumas empresas costumam violar tais direitos e prestar um mal atendimento, fazem cobranças indevidas ou vendem produtos de forma inadequada. Além de receber as reclamações, o Procon tenta combater cada vez mais tais práticas e promove a maior divulgação possível dos Direitos do Consumidor.

Se você também está aqui para saber melhor como funciona esse órgão e como ele pode te ajudar, poderá conferir a seguir todos os detalhes importantes!

O que é Procon

Procon é a sigla usada para Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Se trata de um órgão administrativo que tem como intuito principal receber as reclamações dos consumidores em relação às empresas e os serviços prestados, a fim de fazer valer todos os Direitos dos Consumidores. Além de receber as reclamações, o Procon promove o contato do consumidor com a empresa afim de obter uma resolução, como também fiscaliza as empresas e cobra delas que elas sigam todas as leis.

O Procon promove a defesa do consumidor e está sempre colocando em prática novas técnicas para que as empresas estejam cientes de seus deveres e para que os cidadãos também saibam a tudo que possuem direito. O Procon educa todos os consumidores assim como as empresas por meio de suas práticas e também disponibiliza online a Cartilha dos Direitos do Consumidor.

Direitos do Consumidor

O consumidor brasileiro possui diversos direitos que estão presentes na Cartilha de Direitos do Consumidor e se algum comerciante ou empresa desrespeitar qualquer um desses, você tem direito de fazer uma reclamação com o Procon para ter o seu problema resolvido ou até mesmo para alertar o órgão de fiscalizar melhor aquela determinada empresa.

Ao total, são 10 direitos básicos do consumidor e eles englobam várias áreas de produtos e serviços. Há muitos detalhes sobre cada direito, por isso é recomendado fazer uma leitura com calma da cartilha para entender tudo corretamente e conseguir ir atrás de seus direitos e também não deixar mais nenhuma empresa lhe passar a perna.

Os 10 direitos básicos do consumidor são os seguintes: proteção da vida e da saúde, educação para o consumo, liberdade de escolha de produtos e serviços, informação, proteção contra publicidade enganosa e abusiva, proteção contratual, indenização, acesso à justiça, facilitação da defesa dos seus direitos e qualidade dos serviços públicos.

Vamos pegar um exemplo para lhe explicar melhor: o primeiro direito básico do consumidor é proteção da vida e da saúde. Isso significa que o fornecedor, ou seja, a empresa, deverá informar ao consumir antes do mesmo efetuar uma compra de algum produto ou serviço, se ele traz consigo algum tipo de risco para a sua saúde ou à sua segurança. Caso o fornecedor não faça isso, está violando o primeiro direito básico do consumidor. É possível entender melhor cada um dos direitos lendo a cartilha por completo!

Como fazer reclamação Procon GO

O Procon GO possui diversos meios de contato para os cidadãos que desejam fazer uma reclamação. Você pode fazer de forma presencial ou não presencial, através dos meios de contato pela internet que eles disponibilizam. Para fazer a reclamação no Procon GO, você deve apresentar alguns documentos que são muito importantes, mas eles variam conforme a reclamação que você deseja fazer.

A reclamação deve ser feita preferencialmente depois de você já ter entrado em contato com a empresa e deles não terem lhe dado retorno ou não terem conseguido resolver o seu problema. A reclamação presencial pode ser feita na sede do Procon GO ou nas unidades de atendimento Vapt Vupt pelo estado. Também é possível fazer a reclamação pela internet, através do portal proconweb.ssp.go.gov.br, onde você poderá cadastrar-se como consumidor ou optar por fazer uma denúncia anônima.

Depois que você já tiver se cadastrado no sistema, poderá entrar com seu CPF e sua senha. Deverá preencher todos os dados que são solicitados para que sua reclamação seja efetuada. No mesmo portal eles disponibilizam a consulta de processo para que você possa acompanhar o andamento da sua reclamação.

Documentos para fazer reclamação no Procon

Para registrar a sua reclamação no Procon você deve ter em mãos alguns documentos. Alguns são obrigatórios para todos os casos, como outros são mais específicos de acordo com o tipo de reclamação que quer efetuar. É obrigatório apresentar RG e CPF em todos os casos. E se você não puder fazer a reclamação, algum parente ou amigo pode fazer por você, mas deve apresentar uma procuração.

Agora, os documentos que variam conforme a reclamação: contratos, termos de garantia, notas fiscais, ordens de serviço, cupom fiscal, boletos de pagamento, recibos, faturas e qualquer outro tipo de documento que comprove a sua relação com a empresa.

Endereço Procon GO

O Procon GO está presente no estado em vários municípios através das unidades de Vapt Vupt. No Buriti Shopping, por exemplo, você encontra uma unidade. Basta ir até o endereço Avenida Rio Verde, quadras 102/104, sala número 341, no bairro Vila São Tomaz em Aparecida de Goiânia.

Na própria Goiânia há também uma unidade no Araguaia Shopping, na Rua 44, número 399. Em Campinas, você encontra uma unidade na Avenida Anhanguera, número 7840. Você encontra todos os endereços no site do Vapt Vupt de GO na internet.

Contato Procon GO

Você pode entrar em contato com o Procon GO através do telefone, basta ligar para (62) 3201-7124. Esse contato é reservado para sanar dúvidas e obter informações,

não sendo possível realizar nenhum tipo de reclamação. Para isso, você deve entrar em contato com as unidades de Vapt Vupt.

Top