Processo Seletivo Como Funciona

Um processo seletivo é realizado através de uma prova teórica, nesta prova contém cerca de cem questões sobre os assuntos absorvidos durante o curso que o estudante tenha feito. Essa etapa representa 90% da avaliação. Os outros 10% são divididos entre análise de currículo e entrevista pessoal.

No momento do provão, os recém-formados terão que responder perguntas sobre o curso que vão fazer exemplo se o curso será de medicina as perguntas do provão vai ser sobre: clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia e medicina social. Em alguns lugares são ofertados cursos preparatórios para provas de processos seletivos na área especializada.

Dicas de Como Fazer uma Escrita Adequada no Processo Seletivo

É de extrema importância para as empresas e aos candidatos que as provas escritas, já estão se transformando cada vez mais, em uma etapa em extinção nos processos seletivos da atualidade. Porém, realizar as redações é de extrema importância para os programas de estágio e trainee, sendo fundamental, portanto, é bem legal se o candidato conseguir expressar bem suas idéias através das redações.

Além domais, no cotidiano de trabalho o candidato precisará fazer um bom uso da língua o tempo todo, assim mostrando que sabe contribuir com suas opiniões de forma coerente e corretamente. Confira, algumas dicas a seguir para evitar “gafes” na hora de escrever!

  • Evite abreviações
  • É desnecessário empregar um estilo de escrita muito rebuscado
  • Não esqueça as letras maiúsculas no início das frases.
  • Procure não utilizar clichês
  • Evite o emprego de gírias
  • Palavras de baixo calão podem desvalorizar muito o seu texto
  • Não abuse das citações
  • Não seja redundante
  • Utilize a pontuação corretamente
  • Não abuse de exclamações
  • Evite o gerundismo

Obs: As dicas que foram dadas logo acima são somente dicas para “turbinar” o seu texto, o ideal é que você procure se manter sempre atualizado sobre as tendências, regras e especificidades da nossa Língua Portuguesa, pois é a sua apresentação pessoal que está em jogo, e também o jogo de palavras não escrever algo que não tenha nada a ver.

Como Funciona a Etapa do Painel do Processo Seletivo

Muitas pessoas têm muitas dúvidas em relação ao painel do processo seletivo, pois são muito usadas nos processos seletivos. O painel é uma dinâmica de grupo um pouco mais elaborada. Geralmente, o candidato é encarregado de levar uma apresentação pessoal em multimídia para essa etapa, que requer estudo, dedicação e pesquisa. Hoje em dia tem sido comum que a atividade principal seja um business case, que pode ou não ser relacionado ao negócio da companhia.

Quais são as Entrevistas Feitas nos Processos Seletivos

Todos sabemos que ao realizar um processo seletivo temos que passar na entrevista. Mais será que já está claro em sua mente qual os diferentes tipos de entrevista que existem? Se há dúvidas, confira abaixo as mais utilizadas atualmente em programas de estágio e trainee:

Entrevista de triagem: geralmente esta etapa e feita por telefone ou online. O principal objetivo deste contato é verificar os requisitos mínimos e indispensáveis do profissional para concorrer a uma determinada vaga.

Entrevista coletiva: esta etapa é direcionada á diversos candidatos que se apresentam e respondem a algumas questões diante do grupo todo.

Entrevista diretiva: para esta etapa, o entrevistador utiliza um roteiro com uma série de questões, cuja complexidade vai aumentando gradualmente, mantenha a calma.

Entrevista não-diretiva: para esta etapa é feita uma base entre o entrevistador e o entrevistado. Neste momento se ocorre num clima mais descontraído, mas sempre exigindo uma postura profissional do candidato. As questões são elaboradas no momento, de acordo com as respostas.

Entrevista por competências: esta etapa também é disponibilizada, com a base do entrevistador-entrevistado, mas com a elaboração prévia de estratégias que contemplem a análise de todas as competências necessárias à atuação em determinado cargo.

Entrevista com o gestor: atenção, pois esta é a sua grande chance de conhecer seu futuro chefe. Na maioria dos casos é uma entrevista técnica, nas entrevistas será avaliado o conhecimento específico do candidato para a posição escolhida. O ideal é que você se prepare para todos esses tipos de entrevista, pois nunca se sabe ao certo o que será pedido pela empresa ou consultoria durante o processo.

Espero que a matéria ajude a vocês, estudem muito treinem as respostas e boa sorte a todos!

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply