Problemas odontológicos em crianças: como identificar

As crianças não são imunes aos problemas odontológicos, entretanto, nem todas são capazes de se expressar corretamente e explicar aos adultos os incômodos que…

As crianças não são imunes aos problemas odontológicos, entretanto, nem todas são capazes de se expressar corretamente e explicar aos adultos os incômodos que sentem. A solução é ficar atento a alguns sinais que podem indicar problemas bucais. Fique por dentro do assunto e saiba como identificar problemas odontológicos em crianças.

Até os 3 anos de vida é recomendado visitas trimestrais ao dentista. (Foto: divulgação)

Problemas odontológicos em crianças

É preciso tratar os problemas bucais assim que o diagnóstico é feito, pois algumas desordens podem cursar com complicações sérias, como problemas cardiovasculares, renais e respiratórios. Confira os principais problemas odontológicos em crianças e como identificar.

  • Dor de dente

A dor de dente é um problema que é bem pouco suportado. Na maioria dos casos sua identificação é fácil, pois o sintoma mais característico é a dor intensa, que pode cursar com breves períodos de melhora. Os principais sinais de dor no dente são irritação, falta de atenção, choro persiste e, na maioria das vezes, localização da dor com a mão;

A dor de dentes geralmente é fácil de ser identificada. (Foto: divulgação)

  • Sangramento

Sempre que o sangramento for identificado e permanecer por mais de três dias, deve ser investigado por especialista. O melhor momento para identificar hemorragias é durante a higienização da cavidade oral. Enquanto é possível verificar a presença de sangue na escova dental de crianças maiores, nos bebês é preciso ficar atento na cor do paninho ou gaze utilizada na limpeza da boca;

  • Sensibilidade nos dentes

A hipersensibilidade é um problema bastante incômodo, porém simples de ser identificado. Geralmente as crianças costumam ter uma reação repentina de oposição, ao ingerirem alimentos quentes ou gelados. Na maioria dos casos esse movimento é seguido de choro. Crianças que apresentam hipersensibilidade devem realizar uma consulta com o dentista, para investigar a causa do problema que pode ser cárie, doenças na gengiva ou raiz exposta.

Os pais devem ficar atentos com a saúde bucal dos filho. (Foto: divulgação)

Prevenção de doenças

A melhor dica para prevenir os pequeninos e garantir uma excelente saúde bucal é realizando consultas periódicas com o odontopediatra. A primeira visita deve ser realizada durante o primeiro ano de vida, por volta dos 6 meses, para que a mãe possa receber as devidas orientações sobre a amamentação, uso de mamadeira e chupeta e correta higienização bucal. A frequência das visitas ao consultório deve ser determinada pelo próprio profissional, mas o mais recomendado é que ocorram consultas trimestrais nos três primeiros anos de vida.

Leia Também:  Baú para Brinquedos, Modelos, Preços

Top