Problemas de saúde que fazem engordar

PUBLICIDADE

Fechar a boca e praticar exercícios físicos é um método que geralmente funciona para manter a boa forma, porém nem sempre essas práticas são suficientes para modelar a cintura da maneira que se deseja.

Alguns problemas de saúde podem fazer engordar

O caminho que leva ao emagrecimento nem sempre é fácil, pois não é incomum a existência de problemas de saúde, muitas vezes não diagnosticados, que atrapalham a perda de peso, direta ou indiretamente, e resultam no acúmulo de gordurinhas indesejadas, além de atrapalharem a autoestima, podendo interferir, em outras esferas da vida do paciente, como no relacionamento interpessoal.

 Conheça 5 problemas que fazem engordar:

  1. Inflamação das células: O consumo de alimentos como pão francês, arroz, carne vermelha, massas, açúcares e queijos amarelos faz com que se demore mais para chegar ao peso desejado. Em função do mecanismo de autodefesa, o organismo produz adipocinas, substâncias altamente inflamatórias que tomam conta de grande parte das células. Com isso ocorre a formação de gordura branca, que acaba se acumulando no bumbum, culote e barriga.
  2. Descontrole das emoções: Passar por situações de estresse intenso, tristeza, dúvida ou ansiedade quase sempre leva o indivíduo a comer mais. Nessas ocasiões o organismo libera um hormônio que provoca o desejo por comidas que engordam, levando a pessoa a sentir vontade de comer doces, frituras ou basicamente comer tudo o que  vê pela frente;
    Praticar exercícios pode não ser o suficiente para perder peso

     

  3. Hormônios da Tireoide: Quando a tireoide deixa de produzir hormônios suficientes, ocorre o hipotireoidismo, que deixa o organismo mais lento por diminuir a velocidade de metabolização. Com isso há maior dificuldade de emagrecimento, uma vez que o corpo passa a consumir menos energia. A doença também provoca retenção de sal e água, que levam ao inchaço;
  4. Estresse intenso: Em momentos de grande tensão, o organismo é atacado por cortisol, adrenalina e noradrenalina. Essas substâncias ajudam no acúmulo de gordura, além de diminuírem a taxa metabólica, dificultando o gasto calórico;
  5. Padrão de sono alterado: Dormir bem faz com que o organismo produza mais leptina (hormônio que provoca sensação de saciedade) e menos grelina (hormônio responsável por provocar a sensação de fome), mantendo a vontade de comer sob controle. Quando a pessoa não dorme bem, ocorre um descontrole, aumentando os níveis de grelina e diminuindo os de leptina, que resulta nos ataques de gula durante a noite.
Problemas no sono podem resultar em ganho de peso

Vimos que nem sempre a dieta e a ginástica são suficientes para emagrecer. Fique atento para esses sinais e, caso apareçam, procure ajuda médica para melhor avaliação e tratamento.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.