Problemas de saúde que afetam o ciclo menstrual

Problemas de saúde que afetam o ciclo menstrual

A menstruação faz parte da vida da mulher desde o início da puberdade. Ela é considerada  o símbolo da fertilidade feminina e indica que…

Por Editorial MDT em 23/09/2013

A menstruação faz parte da vida da mulher desde o início da puberdade. Ela é considerada  o símbolo da fertilidade feminina e indica que o sistema reprodutor está saudável. Quando, por algum motivo, o ciclo se altera, há indícios de que a mulher esteja com algum problema de saúde. Conheça os problemas de saúde que afetam o ciclo menstrual.

As cólicas pode ser um dos sintomas da endometriose. (Foto: divulgação)

Distúrbio X doenças

É comum as mulheres buscarem a orientação de um especialista, devido à presença de distúrbio menstrual. No entanto, é necessário ressaltar que, nem sempre, um distúrbio está associado com uma doença do sistema reprodutor feminino.

O distúrbio menstrual é um sinal ou indício de que há algo de grave envolvido com a alteração. Em geral, está relacionado com uma interrupção do que, antes, era normal. Esse costuma estar associado a uma alteração ou o mau funcionamento de um órgão. Por outro lado, a doença é definida como a ausência de saúde e é uma associada a uma condição anormal do organismo e que está associado a sintomas específicos do problema.

Conhecendo os distúrbios da menstruação

O ciclo menstrual da mulher deve seguir um padrão mensal. Devido a isso, os distúrbios menstruais costumam ser motivo de grande preocupação feminina, por causar irregularidade menstrual.

  • Amenorreia

A amenorreia é um distúrbio feminino que representa a ausência da menstruação. Ela não é considerada uma doença, podendo ser dividido em primária e secundária. O tipo primaria é denominada quando uma mulher não menstrua, até os 16 anos de idade. Já a secundária, é caracterizada quando há a ausência da menstruação por até 3 meses consecutivos.

  • Oligomenorreia

Ela é considerada um distúrbio feminino e se caracteriza por ciclos menstruais irregularese infrequentes. Esse distúrbio também não é considerado uma doença, mas indica a presença de algum outro problema, como a síndrome dos ovários policísticos.

Diante do distúrbio menstrual, é importante buscar a orientação de um especialista. (Foto divulgação)

Problemas relacionados à menstruação

Separamos abaixo, alguns exemplos de doenças que podem estar relacionadas com os distúrbios menstruais anteriormente citados.

  • Endometriose – essa doença é um problema muito comum e que acomete cerca de 50% das mulheres. Ela ocorre quando os tecidos do interior do útero acometem locais for ado útero, como os ovários, os intestinos, entre outros. A mulher que sofra com o problema, comumente apresenta fortes cólicas, sangramento na urina e dores durante a relação sexual.
  • Fibrose uterina – essa é uma doença que atinge uma em cada cinco mulheres na idade fértil e é se caracteriza por tumores no útero. Em casos raros, eles podem evoluir para cancer, uma grande preocupação entre as mulheres. Como sinais e sintomas, a mulher pode apresentar menstruação intensa, dor durante a relação sexual e dor lombar.

    Conheça os problemas que podem estar relacionados a alteração do ciclo menstrual. (Foto: divulgação)

Muitas mulheres buscam a orientação de um profissional, devido a distúrbios menstruais. São diversos os problemas de saúde que afetam o ciclo menstrual, após conhecer alguns exemplos e diante da persistência, é muito importante buscar a orientação de um médico. 

Top