Problemas de saúde causados por poluição

Paulo Lima 22/06/2012 Bem Estar

Saiba como a poluição afeta a sua saúde (Foto: Divulgação)

A vida nos grandes centros urbanos é cada vez mais complicada e distante do ideal para espécie humana. Além de nos alimentarmos com uma série de produtos congelados, industrializados e recursos que não fornecem a sustentação necessária para a nossa saúde, estamos diariamente expostos aos elementos poluentes gerados pelas indústrias, automóveis e sistemas de saneamento.

Portanto, entenda mais sobre o que é e quais são os problemas de saúde causados pela poluição:

O que é a poluição?

Entende-se por poluição todas e quaisquer alterações que causam o desequilíbrio ecológico planetário. Sua origem se deu na era da Revolução Industrial, onde o uso de máquinas para produção em massa entrou em vigor.

O desequilíbrio ambiental se inicia na era da Revolução Industrial (Foto: Divulgação)

Em uma busca desenfreada por lucro, as grandes empresas impuseram e continuam impondo intensos processos de urbanização, ação cuja qual tende a afastar ainda mais o homem das condições adequadas para a vida. O resultado disso é intensamente grave e deve ser tratado com muita seriedade, visto que em exposição aos elementos tóxicos para a saúde, toda nossa estrutura física e psicológica passa a ser modificada.

Saiba algumas das formas de como a poluição nos afeta:

Problemas de pele e cegueira

Pela obstrução da Ozonosfera – que é a camada responsável pela proteção dos seres vivos contra as radiações ultravioletas do sol, os raios solares penetram a superfície terrestre sem filtragem, causando assim o câncer de pele e diversos outros malefícios à saúde humana.

Veja como a poluição afeta a pele.

Sem a proteção da Ozonosfera ficamos propensos ao câncer de pele (Foto: Divulgação)

O sistema imunológico também é alterado pelas radiações, resultando no desequilíbrio celular e na diminuição das células de defesa, o que reduz a resistência do organismo que predispõe o indivíduo às infecções virais.  Quando em contato com os olhos, muitas vezes a pessoa pode ser levada à cegueira.

Problemas respiratórios e cardíacos

A Organização Mundial da Saúde afirma que mais de 2,4 milhões de pessoas morrem anualmente devido às causas diretas relacionadas à poluição do ar. Levando em consideração as causas indiretas, este índice quadruplica.

Mais de 2,4 milhões de pessoas morrem anualmente por causas diretas relacionadas à poluição (Foto: Divulgação)

O problemas respiratórios e cardíacos se dão por partículas de dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono, entre outros presentes no ar. Dentre as debilidades formadas, podemos citar a bronquite crônica, enfisemas, câncer de pulmão, arritmia cardíaca, aumento das crises de hipertensão, infarto do miocárdio, arteriosclerose, angina, AVC e outros malefícios ligados à diminuição da circulação sanguínea.

Problemas psicológicos

Não obstante, os problemas de saúde causados pela poluição também afetam o âmbito psicológico da sociedade, alterando toda a estrutura neurológica do cérebro.

A poluição também acarreta problemas psicológicos na sociedade (Foto: Divulgação)

A poluição visual e sonora provocam disfunções auditivas gerando surdez, redução de produtividade, perda de memória, falta de atenção, insônia, estresse, agressividade, dores de cabeça e também o maior dos males que afetam as pessoas: a depressão.

Além do mais, o ritmo cardíaco é aumentado o que contribui com a pressão arterial e as inúmeras consequências acarretadas.

Outras doenças

Não só para os humanos, os inúmeros agrotóxicos lançados no solo e na água também afetam os animais, produzindo mutações genéticas. Dentre elas também inclui o desenvolvimento de agentes patogênicos e outras bactérias resistentes, que afetam significativamente a saúde do homem.

Infinitos tipos de doenças são manifestados a partir da poluição (Foto: Divulgação)

Desta forma, uma série de infecções, cânceres, intoxicações, velhice precoce e demais perturbações são acarretadas, tornando a vida um processo ainda mais dificultoso. Portanto, para podermos nos livrar dos problemas de saúde causados pela poluição, devemos adotar em nossas vidas medidas ecopráticas, lembrando-se que somente mudando o indivíduo é que alteramos as massas, os sistemas de governo e o meio ambiente.

Leia mais sobre o que é sustentabilidade para ter uma vida mais harmoniosa e decida já qual o futuro você gostaria de obter, afinal, tudo depende de nossas escolhas efetuadas no momento presente.

Outros artigos

Trabalhar na Formula 1 SP 2010

19/09/2010

Trabalhar na Formula 1 SP 2010

Trabalhar na Formula 1 SP 2010 Vaga de emprego? Onde? Nossa quando esta palavra mágica aparece a corrida começa freneticamente por milhares de pessoas desempregad...

Receita de nhoque de mandioca

07/10/2011

Receita de nhoque de mandioca

Por ser um prato um pouco mais trabalhoso o nhoque às vezes é deixado de lado. Muitas pessoas têm a tradição de fazer nhoque no último dia do mês, dizem às lendas qu...