Problemas de saúde causados por anabolizantes

Ganhar massa muscular usando anabolizantes não é uma prática considerada saudável, já que essa substância causa diversos danos ao organismo. Saiba mais sobre o…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

Ganhar massa muscular usando anabolizantes não é uma prática considerada saudável, já que essa substância causa diversos danos ao organismo. Saiba mais sobre o assunto e veja os problemas de saúde causados por anabolizantes.

Os anabolizantes podem prejudicar a saúde. (Foto: divulgação)

Uso de anabolizantes

A busca pelo corpo perfeito pode ser prejudicial para a saúde em alguns casos. Além das dietas mirabolantes e excesso de exercícios físicos, muitas pessoas optam pelo uso de medicamentos para atingir o efeito desejado. Uma das substâncias mais conhecidas e perigosas é o anabolizante, hormônio sintético feito a partir da testosterona, que aumenta os músculos, força e resistência física.

O anabolizante é popularmente conhecido como bomba e pode ser tomado por via oral ou ser injetado diretamente no músculo, oferecendo muitos riscos a saúde. O uso desse remédio, mesmo em curto prazo, não gera efeitos colaterais significativos. Entretanto, o uso constante acarreta no aumento da massa muscular, aumento de pelos, oleosidade da pele e queda de cabelo.

Os anabolizantes devem ser usados somente sob prescrição médica. (Foto: divulgação)

Veja também suplementes e anabolizantes 

Problemas de saúde causados pelos anabolizantes

Os problemas de saúde provocados pelo uso de anabolizantes variam desde insuficiência hepática leve até a grave. Além disso, pode desencadear alguns cânceres humanos, como o de próstata. Existem também riscos de infertilidade, impotência sexual e deficiência na produção e hormônios. Além disso, o uso de anabolizantes está associado as alterações de gordura e açúcar no sangue, favorecendo para o surgimento de doenças cardiovasculares.

Dentre os 69 efeitos colaterais documentados do uso de anabolizantes estão também o derrame cerebral, alterações comportamentais, agressividade e nervosismo. Na adolescência o uso dessas substâncias pode ser ainda mais agressivo, causando parada do crescimento, depressão, fadiga, insônia, diminuição da libido, dores de cabeça e musculares.

Não se sabe ao certo até que ponto os problemas ocasionados pelo uso de anabolizantes podem ser reversíveis. Cada organismo reage de uma forma diferente e em muitos casos, o comprometimento é tão grande que pode não haver cura, e levar a morte.

Os anabolizantes são usados indiscriminadamente para ganhar músculos. (Foto: divulgação)

Veja também o uso de anabolizantes, o que são

Os anabolizantes são indicados para pessoas com insuficiência na produção do hormônio testosterona. Sendo assim, o uso do medicamento deve ser indicado pelo médico, já que os efeitos do consumo indiscriminado podem ser muito graves. Proteja sua saúde e não utilize anabolizantes sem prescrição médica.

Top