Problemas de saúde causados pela calça apertada

Calças apertadas, principalmente as jeans que são confeccionadas em tecidos mais grossos, podem prejudicar a circulação sanguínea causando dores e varizes Mas os problemas…

Por Editorial MDT em 26/02/2012

Existem vários riscos em usar calças jeans muito apertadas.

Calças apertadas, principalmente as jeans que são confeccionadas em tecidos mais grossos, podem prejudicar a circulação sanguínea causando dores e varizes

Mas os problemas não param por aí. Dificuldades de digestão e de respiração, cansaço fora do normal, são alguns dos riscos que você corre ao utilizar peças jeans, principalmente as mais justas. Os prejuízos envolvem várias áreas da saúde.

Veja quais os riscos à saúde em usar calças apertadas

  • Circulação sob risco

As calças jeans quando muito apertadas dificultam o retorno do sangue venoso. Dessa forma, ele se concentra na região inferior do corpo, ou seja, nas pernas. Essas roupas geram compressões ao longo dos membros inferiores e na região abdominal, sem uma graduação adequada, levando a problemas sérios de circulação.

  • Varizes

A calça apertada gera varizes, que prejudicam principalmente as mulheres em relação a estética. Isso porque a progesterona, um dos hormônios femininos, causa a dilatação das veias além do calibre normal, deixando-as tortuosas e dolorosas.

Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que 17% da população sofre com problemas vasculares como varizes. Quando você usa jeans apertado, prejudica sua circulação, aumentando as estatísticas. Principalmente se há casos desse problema na sua família ou se você toma algum tipo de contraceptivo hormonal. Por isso, é importante preferir roupas mais largas e confortáveis.

  • Celulites

O jeans não é o causador das celulites, mas ele retarda o tratamento ou favorece o surgimento dos furinhos. Quando há formação dos nódulos de gordura, a circulação sanguínea fica prejudicada nestas regiões. Se você usa jeans por muito tempo ou realiza alguma atividade física um pouco mais intensa que a normal do dia-a-dia, prejudica ainda mais a passagem do sangue, agravando o quadro.

Prefira calças mais confortáveis.

  • Respiração

Jeans muito apertado ou um cinto ajustado demais prejudicam a passagem de ar pelo seu corpo. Com isso, você pratica a chamada respiração curta na maior parte do dia, ou seja, a inspiração só chega até a parte alta do tórax. E as trocas gasosas não acontecem de maneira eficiente. Assim, seu corpo acumula mais gás carbônico, que é tóxico e acelera a oxidação das células, provocando o envelhecimento. A respiração curta deixa o cérebro mal oxigenado, dificultando a concentração e trazendo ansiedade.

  • Dores nas costas

Compare marcando suas sensações de dores por dois dias seguidos. Em um, use uma combinação bem justa e, no outro, escolha um modelo que deixe seu corpo bem à vontade. A diferença é notável: vestindo peças que restringem seus movimentos, você é obrigado a sobrecarregar os músculos e as vértebras para realizar atividades que normalmente não exigiriam tanto esforço. Com o quadril comprimido, sua coluna sofre para dar suporte aos movimentos.

  • Digestão

O problema neste caso deve-se principalmente às calças que apertam demais sua barriga. Após as refeições, seu estômago dilata-se (é nele onde ocorre parte da digestão, graças à ação dos ácidos presentes ali). No entanto, a pressão das roupas pode fazer com que os ácidos do estômago refluam para o esôfago, causando azia e refluxo.

Fique atenta na hora de comprar calças jeans.

A solução é evitar modelos de calças justas demais, lembrando que as peças de stretch não se inserem nesse grupo, já que possuem elastano em sua composição, favorecendo conforto e facilitando a movimentação. Na hora da compra, não leve apenas em conta a modelagem e a lavagem, mas sim aquelas peças que melhor se adequa ao seu tipo físico, pois nem sempre o que está nas vitrines e nos editorais de moda é o que vai lhe cair bem. Portanto, experimentar vários modelos diferentes será importante para que você acerte na escolha.

Top