Prisão de Ventre, Sintomas, Tratamento e Alimentação

PUBLICIDADE

A prisão de ventre, popularmente chamada de “intestino preso” é definida como a vagarosidade no espaço de tempo entre uma evacuação e outra. Geralmente definidos quando uma pessoa evacua menos de três vezes por semana, e as fezes são difíceis de eliminar, em tamanho pequeno, duras e secas.
O espaço de tempo de uma evacuação para outra varia de pessoa para pessoa, podendo ser de três vezes ao dia, ou três vezes por semana e ainda assim ser considerada normal. Provavelmente a maioria das pessoas já sofreu desse mal, e a causa mais comum da prisão de ventre ocorrer é devido a ma alimentação.

Os sintomas da prisão de ventre são incômodos e desagradáveis, porem, fáceis de identificar. O desconforto abdominal, uma sensação de barriga estufada, dores abdominais. Irritabilidade, flatulência, hemorróidas, apendicite, acnes, inflamação do abdômen e etc. Estes são os sintomas mais comuns provenientes do intestino preso.

As causas da prisão de ventre são diversas, e saber os motivos do qual a prisão de ventre é ocasionada, evita também que ela apareça com freqüência. A causa mais comum, é a falta da ingestão de fibras na alimentação, porem outras causas são: ignorar as vontades de evacuar, seja qual for o motivo, inibir esta vontade é extremamente errado, pois com o tempo o cérebro irá inibir a vontade de evacuar, pois todas as vezes que a necessidade chega, é inibida pelo individuo; o abuso de laxantes acaba com a flora intestinal, e o corpo acaba necessitando de doses cada vez mais altas para poder evacuar; falta de atividades físicas; mudanças na rotina, como viagens; alguns medicamentos; alimentos gordurosos; problemas no cólon e reto, estresse, entre outros.

PUBLICIDADE

A ingestão de fibras é fundamental para um bom funcionamento do intestino e como prevenção da prisão de ventre, bem como a ingestão de líquido ajuda intestino a agir com mais facilidade e deixa as fezes com a consistência certa, para não ocasionar dor e dificuldade na hora de evacuar.
Consumir 30 g por dia de fibra já é o suficiente para auxiliar no tratamento para prisão de ventre. São alimentos como: feijão, grãos integrais, cereais, frutas frescas, e vegetais como aspargo, couve, repolho e cenoura, ricos em fibras que não podem faltar na dieta de quem possui este desconforto.

A alimentação contra prisão de ventre deve se evitar frituras e alimentos industrializados. Devem-se comer regularmente frutas, como a ameixa seca, por exemplo. Uma breve receita com a ameixa seca pode ser eficaz para evitar a prisão de ventre. Deposite ameixas (três) secas de molho em um copo de água à noite. Logo pela manhã seguinte tanto as ameixas como essa água devem ser ingeridas em jejum. Repita o tratamento por alguns dias. A ameixa tem poder laxativo, por isso é indicada, mas como qualquer alimento, não deve ser consumido em excesso.

Existem também iogurtes que auxiliam na regulagem da flora intestinal, entretanto os resultados variam de individuo para individuo, e secundário a uma boa alimentação, com inclusão de saladas verdes e alimentos ricos em fibras pode sim ser eficaz. O iogurte que têm a função de regular o intestino não faz milagres, será inútil a ingestão do mesmo sem o acompanhamento de uma boa dieta.

Inclua alimentos saudáveis e ricos em fibras na sua alimentação, alem de ingestão de líquidos, chás e outros alimentos benéficos a saúde, faça atividade física regularmente e esteja prevenido a vontade natural do seu organismo de evacuar. Essas são as melhores maneiras de prevenir e combater a prisão de ventre.

Leia também:

2 Comentários

  • Boa tarde Roberta,

    Você está certissima em se preocupar e procurar orientação médica.
    Sempre postamos curiosidades e dicas de tratamento para prisão de ventre, mas a consulta médica é indispensáveis!!

    Abração!!

  • Oi bom dia!
    Tenho 39 anos e desde que me conheço por gente eu tenho o intestino preso,já fiz vários tratamentos e no principio eles funcionam mas parece que meu intestino se acostuma pous depois volta tudo novamente,ano passado fiz uma colonoscopia e constatou que eu tinha uma inflamação no intestino grosso e de lá pra cá não fiz outra.Mas sinto que a inflamação foi curado pois as dores intensas que eu sentia passaram.
    Se possivel gostaria de mas orientação de como lidar com isso que tanto me incomoda.
    obr.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.