Principais teorias sobre o fim do mundo

A NASA e o Vaticano já garantiram que o fim do mundo não vai acontecer, como foi premeditado por algumas teorias. Desta forma, as…

Por Isabella Moretti em 13/12/2012

A NASA e o Vaticano já garantiram que o fim do mundo não vai acontecer, como foi premeditado por algumas teorias. Desta forma, as pessoas não precisam ficar com medo ou se preparar para o pior para enfrentar o assombrado dia 21 de dezembro de 2012.

Teorias sobre o fim do mundo são falsas, pois não possuem base científica. (Foto:Divulgação)

O mundo não vai acabar em 21 de dezembro

As entidades respeitadas e reconhecidas mundialmente, como é o caso da Nasa, resolveram se manifestar diante da atmosfera de pânico que já começou a surgir em alguns lugares do mundo. Várias pessoas escreveram cartas para a agência espacial americana, manifestando preocupação com as teorias que preveem o fim do mundo.

Para evitar o pânico e deixar a população mundial tranquila, a Nasa criou um espaço na internet no qual explica as principais teorias apocalípticas e mostra porque elas não podem se concretizar. A necessidade de criar esta área no site oficial surgiu depois de que algumas pessoas começaram a programar suicídios para não ver o mundo acabar.

Teorias apocalípticas

Não há evidências de que o mundo vai chegar ao fim em 21 de dezembro de 2012, mas algumas teorias ganharam espaço e repercussão na mídia. Confira:

O fim do calendário maia não significa o fim do mundo. (Foto:Divulgação)

1. Calendário Maia
O calendário maia tem o seu último dia marcado para 21 de dezembro de 2012. Desta forma, criou-se a ideia de que o mundo vai chegar ao fim nesta data. Os rumores estão sendo difundidos principalmente através da internet.

A Nasa ainda argumentou que, tal como o calendário de cozinha tem o seu fim no dia 31 de dezembro, o maia também chega ao final, só que no próximo dia 21.

Saiba mais: Nasa desmente ‘fim do mundo’ em dezembro de 2012

2. Alinhamento dos planetas
Outra teoria criada para o fim do mundo é o alinhamento dos planetas, de modo que a Terra sofreria um impacto fatal. No entanto, a Nasa negou a existência de qualquer fenômeno do gênero no dia 21 de dezembro. Os planetas se alinharam pela última vez 2000 e o episódio foi insignificante.

3. Um planeta vai se chocar com a Terra
Em 1970, o escritor Zecharia Sitchi publicou um texto prevendo o fim do mundo. Segundo a sua teoria, um planeta chamado de Nibiru ou Eris se chocaria com a Terra, provocando uma destruição generalizada.

4. Deslocamento polar
Esta teoria é uma invenção muito fantasiosa, pois não existe a possibilidade de inversão da rotação da Terra. O máximo que pode acontecer é os continentes se movimentarem, mas isto é irrelevante.

Nasa garante que não há nenhuma ameaça no espaço contra a Terra. (Foto:Divulgação)

5. Meteoro
Muitas pessoas estão com medo da Terra ser atingida por um meteoro no dia 21 de dezembro. De acordo com a Nasa, o planeta sempre esteve sujeito ao impacto de cometas e asteroides, mas por enquanto não há nenhuma ameaça no espaço. Os cientistas acreditam que dificilmente haverá um meteoro tão impactante como o que colidiu com a Terra há 65 milhões de anos atrás, levando à extinção dos dinossauros.

6. Tempestades solares
A atividade solar tem ciclos regulares, atingindo o máximo a cada 11 anos. Nestes picos existe a possibilidade de acontecer explosões solares, que interrompem a comunicação com os satélites, mas nada capaz de ameaçar a Terra. Os cientistas garantem ainda que não há nenhum episódio do gênero associado ao ano de 2012.

Veja também: Profecia Maia Calendário 2012

Top