Principais técnicas de primeiros socorros

Prestar socorro na hora do acidente pode ser muito importante para salvar uma vida. Assim, é imprescindível que o indivíduo conheça, pelo menos, o…

Por Editorial MDT em 07/01/2013

Prestar socorro na hora do acidente pode ser muito importante para salvar uma vida. Assim, é imprescindível que o indivíduo conheça, pelo menos, o básico dos primeiros socorros. Devido a isso, separamos algumas informações sobre as principais técnicas de primeiros socorros.

Conheça algumas dicas de primeiros socorros.

Conheça as principais técnicas de primeiros socorros. (Foto: divulgação)

Saiba o que são técnicas de primeiros socorros

As técnicas de primeiros socorros são procedimentos de emergência que devem ser aplicados em vítimas de acidentes ou que estejam em perigo de vida, com o intuito de mantê-las estáveis, de forma a prevenir o agravamento do quadro. Pode ser uma ação individual ou coletiva que ocorre até que o socorro avançado chegue ao local para um atendimento especializado.

Conheça abaixo algumas técnicas de primeiros socorros

  • Respiração artificial (boca a boca) – consiste em um processo mecânico para restabelecer a respiração e que deve der iniciado em pessoas asfixiadas ou mesmo, diante de uma parada cardíaca. Através dela, é possível estabelecer a oxigenação pulmonar obtendo uma grande probabilidade de reativação do coração e da respiração. Se o atendimento for imediato, a vítima tem uma probabilidade de salvamento em torno de 90%. A técnica é simples e consiste no socorrista colocar a boca em contato com a da vitima para garantir o fornecimento do oxigênio. É ideal repetir a manobra até ser necessário, procurando manter m ritmo de 12 respirações por minuto.

    A aplicação das técnicas de primeiros socorros pode ajudar a salvar uma vida. (Foto: divulgação)

  • Reanimação pulmonar – diante de uma parada cardíaca é ideal que o indivíduo inicie o processo de reanimação pulmonar que consiste em tentar manter os batimentos cardíacos por meio de um estímulo exterior, de natureza mecânica. A técnica deve ser iniciada imediatamente, sendo que as compressões devem ser ritmadas. A massagem deve ser realizada no tórax do paciente, com as mãos colocadas na altura do coração, mais precisamente a dois centímetros da borda inferior do esterno (osso central do tórax), realizando uma pressão sobre o peito. Vale ressaltar que a descompressão deve ser rápida e a manobra ser repetida a cada 60 vezes por minuto, até que os batimentos cardíacos tornem-se espontâneos.
  • Combatendo a hemorragia – a definição de hemorragia é a perda de sangue por rompimento de um vaso, podendo ser uma veia ou artéria. Assim, qualquer tipo de hemorragia deve ser imediatamente controlada, pois pode ser fatal para a vítima. A técnica consiste em aplicar uma compressa limpa e seca sobre o ferimento, de modo a pressionar com firmeza até que o atendimento especializado chegue ao local.

    É muito importante conhecer algumas técnicas de primeiros socorros. (Foto: divulgação)

Conhecer os procedimentos básicos de primeiros socorros é imprescindível. Assim, após conhecer as principais técnicas de primeiros socorros e diante de algum problema, ajude a salvar uma vida.

Conheça os primeiros socorros em caso de intoxicação por medicamentos.

Top