Principais softwares de animação

As animações já fazem parte do conteúdo disponível na web. Navegando pela rede mundial de computadores, é difícil encontrar um site que não utilize…

Por Paulo Lima em 21/05/2012

Com estes softwares, você vai poder criar animações de ótima qualidade.

As animações já fazem parte do conteúdo disponível na web. Navegando pela rede mundial de computadores, é difícil encontrar um site que não utilize este recurso em sua página. Hoje, com o auxílio de alguns programas você também pode criar gifs animados, banners em Flash ou vídeos de animação. E para lhe deixar por dentro do assunto, elencamos alguns dos softwares usados para a produção deste material. Conhecendo melhor cada um deles, você vai poder escolher o programa ideal para o que você quer.

GIFs animados
Babarosa GIF Animator – esta é a opção perfeita para quem está em busca de um programa rápido e prático. Ele permite a criação de animações compactas para a web, importando até 13 formatos de imagem e sua projeção através de gráfico de vetores. Além disso, possui mais alguns recursos bem simples.

Este programa é perfeito para você criar GIFs de forma prática e rápida,.

GIF Movie Cear – este aplicativo é mais indicado para usuários interessados na criação de animações profissionais. Entre as funções disponíveis no programa, destaque para o recurso de otimização de GIFs, fazendo com que eles ocupem menos espaço, a possibilidade de exportar animações para o formato AVI, a geração automática do código HTML para a inclusão das imagens em páginas eletrônicas, e a operação de redimensionamento.

Animações 2D
Adobe Flash CS4 – este é um dos programas mais conhecidos para a criação de animações. Ele oferece ferramentas fáceis de usar, permitindo que você tenha um maior controle sobre as funções que deseja atribuir à imagem. Vale destacar ainda que sua versão CS4 vem integrada a outros aplicativos da Creative Suíte, como o Illustrator e o Photoshop.

Veja também: Curso de Flash online.

Quando o assunto é animações em 2D, o Adobe Flash CS4 sem dúvida é uma das opções mais recomendadas.

Pencil – apesar de apresentar muitas limitações em relação ao Flash, o Pencil é uma boa opção para quem trabalha na criação de animações tradicionais. Gratuito, ele permite a produção tanto a partir de vetores quanto a partir de imagens bitmap.

Saiba como criar animações como Pencil.

Animações 3D
3D Canvas – além de leve, o 3D Canvas possui uma interface prática e intuitiva, sendo assim mais recomendado para principiantes. Com ele, você pode reproduzir alguns dos efeitos gráficos que aparecem em filmes, comerciais ou em desenhos animados de forma simples e divertida. Vale lembrar que o programa só funciona no Windows XP e versões anteriores.

3D Flash Animator – quando falamos em animações 3D, este programa talvez seja a melhor opção para que você possa produzir conteúdos de ótima qualidade. Completo, o 3D Flash Animator permite a criação de materiais avançados, sem que seja necessário o uso de comandos muito complexos.

Agora que você já conhece os principais programas de animação, escolha o seu e divirta-se.

Top