Principais sintomas da gripe H1N1

Conheça os principais sintomas da gripe H1N1 e veja como se prevenir dessa infecção. O surto da doença está de volta e já motiva…

Por Isabella Moretti em 06/04/2016

Conheça os principais sintomas da gripe H1N1 e veja como se prevenir dessa infecção. O surto da doença está de volta e já motiva milhares de brasileiros a tomar a vacina contra gripe. Leia a matéria e confira os sinais da contaminação.

Principais sintomas da gripe H1N1. (Foto Ilustrativa)

Principais sintomas da gripe H1N1. (Foto Ilustrativa)

O surto de H1N1 pegou os brasileiros de surpresa, afinal, o país já vem lutando contra o zika vírus e a dengue. Segundo informações do Ministério da Saúde, o número de óbitos por causa da gripe tipo A foi de 46 pessoas, entre janeiro e 19 de março de 2016. O número é alto, afinal, somente 36 pessoas morreram por causa dessa doença ao longo do ano de 2015.

Leia mais: Dicas de prevenção contra gripe H1N1

O vírus H1N1 já circula por 11 estados brasileiros, sendo que a maioria dos casos se dá nas regiões mais frias do país, ou seja, Sul e Sudeste. Para que o surto não se transforme em uma epidemia, o Ministério da Saúde já deu início a campanha de vacinação contra gripe.

Principais sintomas da gripe H1N1

É muito importante ficar de olho nos principais sintomas da gripe H1N1, que podem se manifestar a qualquer momento, assim que o vírus entra no organismo. Com base nisso, é preciso procurar um médico o quanto antes para obter um diagnóstico seguro e fazer o tratamento corretamente.

A dor de cabeça é um dos sintomas da gripe H1N1. (Foto Ilustrativa)

A dor de cabeça é um dos sintomas da gripe H1N1. (Foto Ilustrativa)

Em geral, os sintomas de H1N1 se assemelham ao de uma gripe comum. A pessoa doente sofre com: febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, dor de cabeça, fraqueza, espirros, coriza, congestão nasal, náuseas e vômitos, falta de ar e diarreia.

Saiba mais: Como surgiu a Gripe A – H1N1 (Suína)

Os sintomas provocados pelo H1N1 são mais intensos do que os da gripe comum. Se o organismo não reagir bem, o quadro pode piorar e sofrer com complicações. Na pior das hipóteses, o paciente desenvolve uma insuficiência respiratória, capaz de levá-lo à morte.

Assim que a gripe H1N1 é diagnosticada, não é preciso recorrer à internação hospitalar. O paciente só precisa usar os medicamentos receitados pelo médico, fazer repouso e tomar bastante água.

Como prevenir gripe H1N1?

Para prevenir o H1N1 é necessário tomar a vacina. (Foto Ilustrativa)

Para prevenir o H1N1 é necessário tomar a vacina. (Foto Ilustrativa)

Para não se tornar mais uma vítima do H1N1, você deve: lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, carregar um álcool-gel para esterilizar as mãos, evitar contato direito com pessoas infectadas, não compartilhar utensílios de uso pessoal e manter uma alimentação saudável. Não se esqueça também de tomar a vacina contra a gripe.

Veja também: Vacina Contra Gripe H1N1: Já está Disponível!

Agora você já conhece os principais sintomas da gripe H1N1 e as medidas de prevenção para não contrair o vírus. Continue no Mundo das Tribos e veja outras publicações sobre saúde.

 

Top